BNDES anuncia venda de ações da Petrobras

Frota & Cia

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou ontem (22) uma oferta pública global de ações da Petrobras pertencentes à instituição. Dessa forma, a proposta no valor de até US$ 5,6 bilhões – equivalentes a R$ 23,5 bilhões – deve corresponder a até 9,86% das ações ordinárias da Petrobras.

 

Portanto, entre oferta base e “hot issue” (o lote adicional pelo qual a companhia pode elevar o volume de venda em até 20%, dependendo da demanda pelos papéis), informou o banco por meio de nota. No entanto, as ações preferenciais de propriedade do BNDES não serão alienadas.

 

De acordo com o BNDES, a operação é resultado do programa de desinvestimento de participações acionárias em empresas listadas na bolsa de valores. O objetivo do programa, iniciado em 2019, é reduzir o risco de mercado do banco. Assim, permitindo o redirecionamento dos recursos para investimentos em áreas de maior impacto para a sociedade, como saneamento, mobilidade urbana, educação e segurança.

 

Esse processo de desinvestimento já incluiu, nos últimos meses, a venda total de participações acionárias do BNDES na Marfrig Global Food S.A. e na Light S.A.. O BNDES tem em curso, ainda, potencial oferta pública de ações ordinárias da JBS. (Frota & Cia/André Garcia)