Futuro imaginado para os carros depende do 5G

Jornal do Carro

 

5G. Não estamos falando da medida de força gravitacional a qual um corpo pode ser exposto. No caso o 5G aqui é a tecnologia de internet móvel que começa a ser implantada pelo mundo. E é importante saber que ela será essencial para o futuro da indústria automotiva.

 

Carros voadores, autônomos e V2X. As tecnologias que vêm surgindo e preparam o caminho para a chegada dos futuros veículos dependem do 5G. A principal vantagem desse sistema é a velocidade de envio e recepção de dados, entre 10 e 20 vezes mais rápida que a atual.

 

5G: diferenças

 

Além disso, o 5G promete ampliar a rede de cobertura. Isso garantirá que os novos sistemas em veículos funcionem de forma mais eficiente. A meta é evitar as falhas atuais, sobretudo em regiões densamente habitadas.

 

A chegada de carros cada vez mais “conectados” está criando novas oportunidades para os setores de serviços. Entre as inovações está a capacidade de atualizar sistemas do carro remotamente. Essas funcionalidades já começam a ser oferecidas por marcas com Audi e BMW, por exemplo.

 

Atualmente já é possível atualizar funções do veículo sem ir a uma concessionária. O sistema funciona por meio do recurso “Over The Air”. Mesmo à noite, na garagem de casa, ou enquanto o carro está no estacionamento do escritório, por meio de redes Wi-Fi.

 

Europa vai tirar Wi-Fi e colocar 5G nos carros

 

Para garantir que os carros “conversem entre si e troquem informações” a velocidade de conexão dever ser rápida. E isso só será possível com o 5G. Essa é a base do V2X, nome da comunicação do carro com semáforos, estações de emergência e empresas, entre outros, sem intervenção do motorista. Para isso também é necessário que haja uma rede rápida e robusta de comunicação.

 

Rede 5G é mais robusta para o futuro 100% conectado

 

A implantação de redes 5G é fundamental também para a chamada internet das coisas. Até eletrodomésticos, como geladeiras, serão cada vez mais conectados. O aumento da demanda requer redes de comunicação mais rápidas e eficientes.

 

Isso é fundamental para que os sistemas de condução autônoma funcionem de forma eficiente. Caso contrário, a atualização de mapas de trânsito, por exemplo, ficará comprometida. A possibilidade de troca de informações entre os veículos e o entorno é fundamental para reduzir os engarrafamentos, um dos maiores problemas das grandes cidades.

 

Com a implantação de redes 5G, será possível garantir o funcionamento de sistemas de inteligência artificial. Esse tipo de recurso já está disponível em alguns veículos, ainda que de forma incipiente. Em um futuro próximo, o carro poderá aprender as preferências do usuário e sugerir novos percursos, além de oferecer serviços. (Jornal do Carro)