BYD recebe proposta de João Doria para comprar fábrica da Ford, no ABC Paulista

Diário do Transporte

 

A matriz da BYD, fabricante de veículos elétricos, na China, recebeu uma proposta do governador do Estado de São Paulo, João Doria, para comprar a fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

 

O assunto foi levado à vice-presidente da empresa, Stella Li. Ao Diário do Transporte, a BYD confirmou o recebimento da proposta, para que a matriz possa avaliar a possibilidade de compra da fábrica.

 

Entretanto, ao contrário do que foi veiculado por parte da imprensa, a BYD ainda não está se posicionando sobre a possibilidade de comprar ou não a fábrica. Até o momento, a empresa decidiu não comentar o assunto.

 

No dia 13 de janeiro de 2020, ao comentar sobre a desistência do Grupo CAOA da planta da Ford, em entrevista coletiva, João Doria disse que há dois grupos chineses interessados na fábrica de São Bernardo do Campo.

 

“Nós não desistimos do tema da Ford ainda. Há um entendimento novo com dois fabricantes chineses, entendimentos que estão em curso. Não temos propagado até para que eles possam seguir com tranquilidade, sem a pressão do tempo” – afirmou Doria na coletiva.

 

Na ocasião, o governador, entretanto, não divulgou os nomes dos grupos interessados.

 

Fechamento da Ford

 

A Ford anunciou o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo no dia 19 de fevereiro de 2019.

 

Na ocasião, a companhia disse em comunicado que a medida é um dos passos para “o retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul”. (Diário do Transporte/Jessica Marques)