Toyota construirá uma cidade para testar seus carros autônomos e robôs

Auto Esporte 

 

Os japoneses têm uma expressão que para a Toyota é quase um mantra: genchi genbutsu, que significa “ver com os próprios olhos”. Se a prática é melhor que a teoria, a montadora anunciou durante a CES, a maior feira de tecnologia do mundo, que irá construir uma cidade para testar seus carros autônomos.

 

A cidade inteligente, apelidada de Woven City (cidade entrelaçada, na tradução literal), terá cerca de 70 hectares e a montadora não precisou comprar o terreno. O local escolhido para construir a cidade era de uma fábrica desativada da Toyota, que ficava no pé do Monte Fuji. O projeto é do próprio Akio Toyoda, presidente e CEO global da Toyota.

 

A ideia é construir um “laboratório vivo” para testar as tecnologias autônomas da empresa. A Toyota contratou arquitetos e urbanistas para construir uma cidade sem degraus, ou seja, com plena acessibilidade.

 

Para se locomoverem, os habitantes usaram o veículo autônomo da Toyota, o e-Pallet, lançado na CES de 2018. Ele também será usado para entregas e para carrinho de vendas, como food truck.

 

O sistema de iluminação será outro ponto interessante: os ambientes foram projetados para receber muita luz natural e os prédios serão construídos com placas de energia fotovoltaica.

 

Para habitar a cidade real, a montadora convidará 2 mil pessoas, entre cientistas, engenheiros e pessoas ligados ao tema mobilidade. O primeiro morador já chega em 2021, mas candidatos não irão faltar, certo? (Auto Esporte/Michelle Ferreira)