Toyota Corolla agora é só híbrido no Reino Unido

Motor 1

 

Cada vez mais a Toyota caminha rumo à eletrificação total na Europa. Apenas um ano depois de lançar a nova geração do Toyota Corolla no Velho Continente, a marca retira de linha a versão com motor 1.2 turbo abastecido com gasolina e passa a vender o carro somente com motorizações híbridas – no caso, nas opções com motor 1.8 ou 2.0. Até o momento, esta mudança foi realizada somente no Reino Unido.

 

O fim da oferta do Toyota Corolla com motor somente a combustão no Reino Unido faz parte da linha 2020 do modelo, que ainda tem como novidade a adição da conexão Android Auto e Apple CarPlay de série. A fabricante nipônica não comentou o que a motivou a encerrar as vendas da variante 1.2 turbo de 116 cv, embora a hipótese mais provável seja a baixa procura, além de acelerar os planos de eletrificação para o país.

 

Desta forma, os ingleses só poderão comprar o Corolla com motor 1.8 híbrido de 122 cv ou o 2.0 híbrido de 184 cv, ambos com câmbio automático do tipo CVT. A alteração afeta a versão hatch do Corolla, já que as versões sedã e perua já eram oferecidas somente com motorização eletrificada. Isso também faz com que metade da linha da marca no país seja vendida como híbrida ou movida a hidrogênio.

 

Além de mexer na motorização, o Toyota Corolla vendido no Reino Unido passa a contar com a versão GR Sport, com visual esportivo, e a perua aventureira Touring Sports Trek, ambas com lançamento previsto para janeiro de 2020. A fabricante também estuda fazer uma versão esportiva de verdade do carro.

 

Já no Brasil, o Toyota Corolla tornou-se o terceiro carro híbrido a ser vendido pela marca, após o Prius e o RAV4. Ainda oferece uma opção sem eletrificação, formada pelo motor 2.0 de injeção direta e 177 cv, que equipa as versões GLI, XEi e Altis Premium, enquanto a motorização híbrida flex, com o 1.8 de 101 cv e uma unidade elétrica de 72 cv, é oferecida nas variantes Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium. (Motor 1/Nicolas Tavares)