Carro na enchente: como agir em dias de chuva

Blog do Ricardo Ribas

 

Entre dezembro e março, as chuvas na região Sudeste do Brasil são mais intensas, e a população, principalmente dos grandes centros urbanos, teme com alagamentos nas vias. Alguns comportamentos básicos ajudam a evitar situações de perigo nesse momento, como explica o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

 

Para Emerson Feliciano, gerente sênior de pesquisa e desenvolvimento do CESVI Brasil, o condutor que atravessa uma via quando o nível da água expõe o veículo a pane mecânica e elétrica, sem contar que coloca em risco sua segurança. “A água pode chegar ao motor e causar o calço hidráulico e contaminar o óleo lubrificante. O sistema de transmissão também pode ser afetado, principalmente os modelos automáticos”.

 

Na parte elétrica, outras peças e conjuntos podem ser afetados, como a caixa de fusíveis, módulos, reles, conectores, faróis e lanternas. Até estofamentos podem ser prejudicados.

 

“Não é aconselhável enfrentar uma área alagada, se o condutor precisar atravessar, é imprescindível que fique com a primeira marcha engatada o tempo todo ou acelere pouco em modelos automáticos, para evitar a entrada de água no interior do motor durante o trajeto”, afirma.

 

Vale lembrar que não é recomendado tentar passar por trechos em que o alagamento ultrapasse a altura da metade das rodas do carro, como é informado no manual do proprietário de diversos veículos.

 

Como evitar prejuízos nos carros em caso chuvas fortes

 

– Como manutenção preventiva relacionada ao período de chuvas, verifique o estado atual de itens como pneus e palhetas do para-brisa.

– Confira todas as luzes de iluminação do veículo, como setas, faróis e luzes de freio.

– Mantenha a velocidade baixa em primeira marcha, já que essa ação diminui a variação do nível de água. Para quem tem carros automáticos, a dica é deixar o câmbio na posição 1 ou L, caso não haja opções de trocas manuais, pois assim a central vai manter a marcha constante.

– Se o carro morrer em enchentes, não dê a partida novamente. Essa ação força o motor e pode piorar ainda mais a parte elétrica. Além disso, pode causar o calço hidráulico, que nada mais é do que um dano pela entrada de água no cilindro do motor.

– Evite seguir o caminho de ônibus e caminhões. A travessia de veículos pesados pode abaixar a água por um momento, mas as ondas provocadas por eles podem encobrir carros menores e aumenta a probabilidade de acidente.

 

O que checar no pós-enchente

 

– Nos itens mecânicos, é necessário observar primeiro o óleo do motor, já que ele é um dos indicadores da presença de água no motor.

– Verifique se a água atingiu as áreas de admissão de ar, como o filtro, dutos e coletor de admissão.

– É importante identificar se o veículo teve algum dano em bielas e nos pistões no caso da admissão de água no interior do motor durante o funcionamento ou após uma partida.

– Na caixa de transmissão, veja se não houve a contaminação do óleo. O alerta é ainda mais importante no caso de veículos com transmissão automática.

– Depois de passar por um trecho alagado, vá direto para sua oficina de confiança e faça um check-up geral da parte mecânica, elétrica, sistema de ventilação e até do estofamento que está sujeito à contaminação por fungos e bactérias em travessias de alagamentos. (Blog do Ricardo Ribas)