JEEP, Comau e SESI-PE lançam parceria em projeto de robótica

Fator Brasil

 

A FCA, através do Polo Automotivo Jeep e da Comau, firmou com o SESI-PE uma parceria para um novo programa de educação. O e.Do Learning Center traz para a sala de aula um ambiente de aprendizado inovador no qual os estudantes do ensino fundamental utilizam o robô e.Do para aprimorar matérias curriculares, como física e matemática.

 

“Investir em educação tem sido um pilar importante da FCA nos municípios em torno do Polo Automotivo Jeep. Acreditamos que essa é a principal ferramenta para transformar realidades”, destaca Fernando Elias, Coordenador de Sustentabilidade e Relacionamento com a Comunidade da FCA. “A prosperidade de uma comunidade está intimamente relacionada ao grau de formação e educação de seus habitantes. Por isso, a relevância de contribuir com o fortalecimento da qualidade da educação nessas cidades”, finaliza Fernando Elias.

 

O programa, em sua fase piloto, vai acontecer durante seis meses na escola SESI Goiana, que também poderá receber alunos da rede de ensino municipal. A expectativa é que cerca de 780 alunos da Rede de Educação do SESI-PE do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação Básica Articulada com Educação Profissional – EBEP – sejam contemplados. Para a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, a iniciativa inovadora auxiliará no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desempenho acadêmico dos jovens. “O SESI-PE está sempre em busca de trazer inovação à sala de aula e esse projeto estimulará nossos jovens a terem contato com novos recursos tecnológicos, percebendo que a robótica vai além da construção de um robô e proporciona o desenvolvimento de trabalho em equipe, raciocínio lógico e resolução de problemas”, comentou.

 

Já o presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, acredita que os robôs serão um meio interativo de ensinar as crianças e futuros profissionais do setor produtivo sobre matemática, tecnologia e engenharia, além de estimulá-los a seguir carreira nessas áreas. “Vivemos na era da tecnologia e é de suma importância que nossos estudantes utilizem ferramentas inovadoras no ambiente escolar. Esse projeto promoverá a difusão de diversos conhecimentos e acreditamos que irá fomentar o interesse deles pelas áreas de ciências e exatas”, disse.

 

Com a plataforma educacional projetada pela Comau, os professores usam o robô e.Do para promover uma abordagem de aprendizado fora do convencional. Trata-se de um kit robótico modular, compacto, leve, de plataforma aberta, projetado com um conceito interativo para qualquer pessoa que deseja explorar e expandir seu universo de robótica.

 

O robô e.DO™ foi desenvolvido pela Comau especialmente para a robótica educacional, com o objetivo de estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos durante o aprendizado de matérias STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), adquirindo de maneira simples e divertida as competências necessárias para utilizar ou programar um robô. “A inovação tecnológica abre caminho para novos métodos de ensino e de aprendizagem”, explica Donatella Pinto, Diretora Global de Recursos Humanos na Comau. “e.DO é um ótimo exemplo, ele foi a base de desenvolvimento para o e.DO Experience, um programa de formação que permite com que jovens, professores e profissionais, experimentem a eficácia e utilidade de métodos de aprendizado inovadores, capazes de despertar a curiosidade, envolver e inspirar. Com este projeto a Comau, mais uma vez, demonstra acreditar no potencial das novas gerações e em sua capacidade de orientar a transformação digital que já está acontecendo.”

 

Jonas Brito Feliciano é professor de Ciências Exatas e Robótica do SESI-PE e participou da capacitação de professores, que durou quatro dias. “Foi um momento de muito aprendizado e de atualização de conhecimentos”, conta. Para os jovens, Jonas acredita que será importante conhecer a aplicação da robótica. “É uma forma de os estudantes conhecerem as potencialidades dessa tecnologia e se prepararem para o mercado de trabalho”, completa. (Fator Brasil)