Volvo Cars investe na instalação de 500 eletropostos no Brasil

AutoIndústria

 

A partir de parcerias já existentes e outras em negociação, a Volvo Cars programa atingir 500 eletropostos instalados no Brasil, somando um investimento de R$ 5 milhões para implantação dessa estrutura. Iniciado no começo deste ano, o projeto já conta com a participação do Grupo GPA, rede Iguatemi, redes de estacionamento Estapar, Autovagas e PareBem, além da incorporadora Idea! Zarvos e a sua própria rede de 36 concessionários.

 

Segundo informações divulgadas pela Volvo Cars do Brasil nesta quarta-feira, 13, inicialmente foram instalados 125 postos, número que duplicou para 250 ao longo deste ano. A meta de chegar a 500 pontos de recarga elétrica envolve negociações em andamento com novos parceiros, razão de a empresa não ter definido um prazo para alcançá-la. De qualquer forma, adianta que o objetivo para a cidade de São Paulo, por exemplo, é ter um eletroposto distante, na média, apenas 9,7 km distantes de um outro.

 

“A intenção é garantir uma estrutura ampla de recarga em perímetro urbano, nas principais cidades do País, com presença principalmente em estabelecimentos de média e longa permanência, que permitirão ao usuário a realização de uma carga total em seu veículo plug-in”, informa a Volvo Cars.

 

Ao incrementar a infraestrutura para o carregamento de baterias de veículos híbridos e elétricos, a empresa também tem por objetivo contribuir para a disseminação de produtos do gênero por aqui.

 

“Acreditamos que ainda existem barreiras para a compra de um carro eletrificado”, comenta Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e head de América Latina. “Por isso, nossa estratégia de instalação de eletropostos contribui de maneira significativa para a infraestrutura do Brasil e para a indústria automotiva, além de dar mais confiança para que o consumidor adquira com mais tranquilidade um veículo eletrificado”.

 

Todos os veículos da marca contam com o sistema Volvo on Call, por meio do qual o cliente consulta a localização do eletroposto mais próximo de sua localização.

 

Mercado

 

No acumulado de janeiro a outubro, 6.015 carros híbridos e elétricos foram vendidos no mercado nacional por 14 montadoras. A Volvo é uma das marcas que oferece a mais ampla gama de modelos eletrificados, sendo a única a contar com uma versão híbrida em quase todos os modelos de seu portfólio – a versão híbrida plug-in do XC40 chegará no primeiro trimestre de 2020. Em 2021, 100% da gama de produtos da marca será eletrificada.

 

Nos dez primeiros meses deste ano a Volvo vendeu 884 unidades de carros híbridos plug-in, com crescimento de 650% em relação aos 136 carros comercializados no mesmo período do ano passado. A fabricante prevê fechar 2019 com 22% de vendas de seu portfólio eletrificado. Essa porcentagem chegará a 40% no ano que vem, o que significa 4 mil veículos eletrificados da marca, ajudado pelo lançamento do SUV XC40 híbrido plug-in no início de 2020. (AutoIndústria)