Na Europa, Volvo inicia vendas de caminhões elétricos para transporte urbano

Frota & Cia

 

A Volvo Trucks anunciou o início das vendas de seus caminhões elétricos Volvo FL e Volvo FE em alguns mercados da Europa. A estratégia visa atender uma demanda cada vez maior de transportes sustentáveis em ambientes urbanos. O início da produção está agendado para março de 2020. A princípio, as vendas começarão na Suécia, Noruega, Alemanha, Suíça, França e Países Baixos.

 

Entre os principais fatores para a eletrificação estão a ausência de emissões e os reduzidos níveis de ruídos. Especialmente valorizados na área urbana, os baixos níveis de ruído possibilitam a realização de entregas e coleta de resíduos à noite, ajudando a melhorar a logística de transportes e a diminuir o congestionamento nas horas de pico. Além disso, caminhões elétricos podem, por exemplo, ser usados em ambientes fechados ou em áreas de proteção ambiental.

 

De acordo com Jonas Odermalm, vice-presidente de produtos de eletromobilidade da Volvo Trucks, o processo de eletrificação tem demandado uma urgência global. “A tendência global de urbanização requer urgência no desenvolvimento de uma logística urbana e também veículos sem emissões e com menos ruídos. Com o Volvo FL Elétrico e o Volvo FE Elétrico temos condições de atender tanto às exigentes demandas ambientais quanto os altos requisitos comerciais de nossos clientes”. (Frota & Cia/André Garcia)