BYD e Toyota criam joint-venture de P&D para veículos elétricos na China

Futuretransport

 

A BYD e a Toyota anunciaram na última quinta-feira (07/11) no Japão que assinaram um acordo para estabelecer uma empresa conjunta para pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos a bateria.

 

O acordo, que estava sendo costurado desde julho, prevê o desenvolvimento em conjunto de sedans e SUV’s elétricos, além de suas baterias e tem a pretensão de lançá-los no mercado chinês, sob a marca Toyota, nos próximos anos.

 

A nova empresa de P&D, que trabalhará no projeto e desenvolvimento de EVs, incluindo sua plataforma e partes relacionadas, deverá ser estabelecida na China em 2020. A BYD e a Toyota investirão 50% do capital total necessário para iniciar a empresa. Além disso, a BYD e a Toyota planejam formar pessoal para a nova empresa, transferindo engenheiros e funcionários atualmente envolvidos em trabalhos de P&D relacionados de suas respectivas empresas para o novo empreendimento.

 

“Nosso objetivo é combinar os pontos fortes da BYD em desenvolvimento e competitividade no mercado de veículos elétricos com bateria com a tecnologia de qualidade e segurança da Toyota para fornecer os melhores produtos EV para o mercado e os consumidores o mais cedo possível”, disse o vice-presidente sênior da BYD, Lian Yubo.

 

O vice-presidente executivo da Toyota, Shigeki Terashi, comentou: “Com o mesmo objetivo de promover ainda mais o uso generalizado de veículos eletrificados, apreciamos que a BYD e a Toyota possam deixar de lado nossa rivalidade, colaborar e se tornarem ‘colegas de equipe’. Esperamos avançar e expandir ainda mais os dois. BYD e Toyota com os esforços da nova empresa”.

 

Desde que a Toyota lançou o Prius em 1997, o primeiro veículo elétrico híbrido (HEV) produzido em massa do mundo, a empresa se tornou pioneira no desenvolvimento de veículos eletrificados com foco em HEVs. A Toyota vendeu mais de 14 milhões de veículos eletrificados em todo o mundo e acumulou amplo conhecimento sobre o desenvolvimento, produção e venda de HEVs e de seus componentes principais relacionados. Além disso, com base na crença de que os veículos eletrificados só podem contribuir para a sociedade após serem amplamente popularizados, a Toyota iniciou seus esforços para iniciar a eletrificação globalmente.

 

Na China, a Toyota também está trabalhando para espalhar a eletrificação e desenvolver veículos que atendam às necessidades dos consumidores chineses. (Futuretransport)