Ford Mustang Lithium, um elétrico com mais de 900 cv

Portal Terra

 

Durante o Sema Show, em Las Vegas, a Ford apresentou o Mustang Lithium, um protótipo elétrico de ultra-alto desempenho concebido em associação com a Webasto. O principal objetivo da exposição do modelo, que serve como plataforma de testes para novas tecnologias, é mensurar o interesse da nova geração de consumidores por tecnologias de gerenciamento térmico e de bateria desenvolvidas pela parceria com a Webasto.

 

Associado à um câmbio manual de seis marchas da Getrag MT82, o conjunto mecânico é formado por um motor elétrico Phi-Power de dois núcleos e duplos inversores de potência, sustentado por um sistema de bateria Webasto de 800 V apto a fornecer 1 Megawatt de potência. Com números de performance impressionantes, o muscle car atinge um novo patamar de desempenho, com 900 cv de potência e mais de 1.352 Nm de torque, disponíveis instantaneamente. Para resistir ao elevado torque, o protótipo utiliza sistema de freios dianteiros Brembo com seis pistões (o mesmo utilizado em competições). A tensão de 800 V é equivalente ao dobro da usada na maioria dos carros elétricos da atualidade, permitindo mais leveza ao sistema, maior potência e baixa emissão de calor.

 

Entre as exclusividades do Mustang Lithium estão os modos de condução Track (pista), Valet (manobrista), Sport e Beast (fera), que podem ser controlados diretamente na tela verticalizada da central multimídia de 10,4”. A carroceria é formada por elementos de fibra de carbono e o capô possui janelas transparentes de policarbonato. O conceito adota rodas forjadas aro 20 e altura rebaixada em 1 polegada.

 

O projeto de eletrificação dos veículos Ford, que já desenvolveu mais de 800.00 exemplares híbridos e elétricos em todo o mundo, inclui investimento de mais de US$ 11,5 bilhões até 2022 na concepção de novos modelos totalmente elétricos, com destaque para um novo SUV inspirado no Mustang e uma F-150.

 

“A Ford não faz segredo de que estamos eletrificando nossas linhas de veículos mais populares. Este protótipo do Mustang é uma grande oportunidade de mostrar o que um novo trem de força elétrico pode fazer pelo desempenho de um carro que todos já conhecem e amam”, afirma Hau Thai-Tang, diretor de Compras e Desenvolvimento do Produto da Ford. (Portal Terra)