País cria 121 mil vagas formais em agosto

O Estado de S. Paulo

 

Pelo quinto mês consecutivo, o mercado de trabalho registrou saldo positivo no número de vagas com carteira assinada, segundo dados oficiais. Foram criados 121.387 empregos formais em agosto, o melhor resultado para o mês desde 2013. No acumulado do ano, o saldo é positivo em 593.467 vagas.

 

O mercado de trabalho registrou abertura de vagas com carteira assinada pelo quinto mês consecutivo. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem pelo Ministério da Economia, foram criados 121.387 empregos formais em agosto, o melhor resultado para o mês desde 2013.

 

O total foi melhor que mediana das expectativas do mercado que, segundo o Projeções Broadcast, era positiva em 98.881 vagas. O dado também superou o desempenho do mesmo mês do ano passado, quando houve abertura de 110.431 postos de trabalho.

 

O saldo de agosto decorre de 1,382 milhão de admissões e 1,261 milhão de demissões. O resultado positivo no mês foi puxado pelo setor de serviços, que gerou 61.730 postos formais, principalmente nos segmentos de ensino e administração de imóveis. O segundo melhor resultado foi do comércio, que abriu 23.626 vagas de trabalho, sendo quase todas no varejo.

 

Destaque para o beneficiamento de alimentos e bebidas, e a construção civil (17.306 postos), impulsionada pela construção de edifícios. Na sequência, aparecem a administração pública (1.391 postos) e o setor de extração mineral (1.235 postos).

 

Já a agricultura fechou 3.341 vagas em agosto, devido às demissões líquidas no cultivo do café, enquanto os serviços industriais de utilidade pública tiveram fechamento líquido de 77 vagas no mês.

 

Nota

 

“Na condição de indicador antecedente, o Caged sinaliza a recuperação gradativa do emprego e do crescimento econômico, após um primeiro semestre repleto de desafios. Na nossa perspectiva, a construção civil é o melhor exemplo da consistência da retomada, com cinco meses consecutivos de saldos positivos de emprego”, avaliou, em nota, o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo.

 

No acumulado de janeiro a agosto de 2019, o saldo do Caged foi positivo em 593.467 vagas, o melhor desempenho para o período desde 2014, quando a abertura de vagas chegou a 751.456. No mesmo período do ano passado a criação de vagas era de 568.551. Já em 12 meses até agosto, houve abertura de 530.396 postos de trabalho.

 

Na avaliação da economista da 4E Consultoria Giulia Coelho os resultados do Caged podem indicar uma retomada da confiança dos agentes econômicos: “O dado veio acima das nossas expectativas e acredito que melhor também que as projeções de todo mundo. Os dados do Caged estão muito voláteis, então é difícil dizer com certeza que tem uma retomada do mercado, mas é um sinal positivo”.

 

“Temos percebido um otimismo. Quando a gente compara com 2018, o mercado de trabalho está mais robusto, e deve ter um ganho de robustez no segundo semestre, com a liberação dos saques do FGTS”, completou a economista. (O Estado de S. Paulo/Eduardo Rodrigues e Iander porcella)