Auto Informe
A Audi lançou duas novidades no mercado brasileiro: o A6 Sedã e A7 Sportback. Os modelos foram apresentados na ArtRio, exposição de artes que acontece de 18 a 22 de setembro, na Maria da Gloria na cidade do Rio de Janeiro.
Responsáveis por trazer ao Brasil o novo visual para a família A, os modelos A6 e A7 representam o segundo passo da revolução tecnológica que a marca terá a partir deste ano no País. “Eles trazem elegância, tecnologia e sofisticação, além de conforto e estabilidade que proporcionam esportividade exclusiva para esta categoria em todo o mercado”, revela Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.
O A6 e o A7 são equipados com motor 3.0 TFSI, que desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm, e transmissão S tronic de sete marchas. O A6 faz de 0 a 100km/h em 5,1 segundos e o A7 em 5,3 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. Já a tração quattro usa a nova tecnologia ultra, que ativa a tração nas quatro rodas conforme necessário.
Os modelos também contam com a nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts. Os veículos podem se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o alternador de correia reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. O sistema start-stop desativa o motor a partir de 22 km/h. O principal objetivo é reduzir a emissão de CO2.
No quesito segurança, os modelos têm o mesmo conjunto de assistência disponível no Audi Q8. Um dos principais é o Traffic Jam Assist, que alia o controle de cruzeiro adaptativo com um sistema de assistência de condução. Em utilização, ele mantém o veículo dentro de sua faixa e controla aceleração e frenagem para manter a distância do veículo da frente.
Os A6 e A7 também oferecem várias tecnologias inovadoras: o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e prepara os passageiros aumentando o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo na saída do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios se necessário).
Há ainda a Câmera 360°, que auxilia o motorista na hora de estacionar ao mostrar o veículo digitalmente no display do MMI.
Os novos Audi A6 e A7 tem novo interior com opção de três cores de acabamento: preto, cinza e marrom. Destaque para o console central e painel, que trazem dois grandes displays sensíveis ao toque de alta resolução que substituem o botão giratório e os botões de controles convencionais dos modelos anteriores. Para o interior, os clientes podem escolher entre o preto, cinza e marrom.
Na tela superior de 10 polegadas o display exibe diversas informações, como interface com smartphones com Android e iOS, informações de navegação, seleção de rádio e o Audi Drive Select com 5 funções de direção: Comfort, Dynamic, Efficiency, Indivudal e Auto. O display inferior de 8,6 polegadas, montado no console central, fornece acesso ao controle de climatização, funções de conforto e entrada de texto.
Ambos trazem de série o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto-falantes e 705 watts de potência.
A6 Sedã
Mais requintado e esportivo o A6 Sedã ganhou nova grade, ela ficou mais larga, novos faróis planos e para-choque com entradas de ar contornadas. Na lateral, novas linhas deixaram o modelo com um visual mais baixo. Os contornos sobre as caixas de rodas remetem à tração quattro. A linha do teto alongada, que termina na coluna C, caracteriza a silhueta do modelo. Uma faixa cromada se une às lanternas.
O interior do novo A6 está maior do que a geração anterior e apresenta o melhor espaço interno nos bancos traseiros em relação aos principais concorrentes. Possui 4.939 mm de comprimento, 2.110 mm de largura, 2.924 mm de entre eixos e 1.457 mm de altura. O porta malas tem capacidade de 530 litros, e a tampa do porta-malas pode ser aberta e fechada eletricamente com um movimento dos pés.
O Audi A6 Sedã é oferecido em versão única, Performance e custa a partir de R$ 426.990,00.
Audi A7 Sportback
Seguindo as mesmas mudanças feitas no A6, mas com desenho de um Coupé, o A7 Sportback também ganhou novo design. Na frente, a grade ficou mais larga e mais baixa do que no Audi A8, novos faróis, mais estreitos e entradas de ar com contorno encorpado deixaram o modelo com visual mais esportivo. Na lateral, destaque para a linha do teto, que cai abruptamente em direção à traseira.
O Audi A7 mede 4.969 mm de comprimento, 2.118 mm de largura e 1.422 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.926 mm.
O porta-malas suporta 535 litros que pode aumentar para 1.390 litros com os bancos traseiros rebatidos. A tampa do porta-malas também pode ser aberta ou fechada automaticamente em resposta ao movimento do pé.
Disponível também em versão única, o Audi A7 Sportback, Performance, custa a partir R$ 456.990,00.
Entre os opcionais para os dois modelos estão: Head-up display, Night Vision Assist e faróis Full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e assinatura de luzes ao travar e destravar as portas. No A6 ainda é possível optar por novas rodas também de 20 polegadas.
A Audi abriu até 30 de setembro a pré-venda com condições especias para ambos: valorização de R$30.000,00 no usado e inclusão das duas primeiras revisões.
A Audi ainda confirmou a chegada do novo Q3 no primeiro trimestre de 2020 e o E-tron que chega em maio do ano que vem.
Confira a lista de preços do A6 e A7
Audi A6 Performance – R$ 426.990,00
Audi A6 Performance completo – R$ 469.990,00
Audi A7 Performance – R$ 456.990,00
Audi A7 Performance completo – R$ 495.990,00
(Auto Informe/Luiz Cipolli Junior)