Cartão Legal dá passagens gratuitas no mês da mobilidade urbana

ABC do ABC

 

Para conscientizar toda a comunidade de São Bernardo do Campo com relação à crescente poluição ambiental causada pelos congestionamentos e excesso de veículos automotores em circulação, o Cartão Legal está realizando uma ação especial para o Dia Mundial Sem Carro, que acontece dia 22 de setembro. Até o próximo dia 21 de setembro, todos os clientes e usuários do transporte urbano público da cidade vão ganhar uma passagem gratuita ao trocarem 50 tampinhas de garrafas plásticas e recarregarem o seu cartão legal com qualquer valor.

 

“Nosso objetivo é apoiar duas causas relevantes e importantes para a sociedade de São Bernardo do Campo e de todo o País”, destaca Milena Braga Romano, diretora do Cartão Legal. “A poluição causada pelos veículos automotores, principalmente pelo excesso de carros em circulação, e também a quantidade de animais abandonados – cerca de 30 milhões em todo o Brasil – são dois graves problemas que afetam nossas vidas”, enfatiza.

 

2.000 tampinhas doadas

 

Diego Zaccari Gomes, cliente do Cartão Legal, fez a doação de 2.000 tampinhas para ajudar o projeto e o meio ambiente. “Já juntava as tampinhas antes e, com a promoção, vi a oportunidade de ajudar. Sempre que tiver, vou participar. É uma campanha muito importante para a sociedade além de nos ajudar com a tarifa.”

 

O uso excessivo do automóvel gera diversos problemas que afetam o bem-estar e a qualidade de vida, como congestionamento e a poluição da atmosfera, principalmente pelo gás carbônico (CO2), considerado por muitos cientistas como um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e o agravamento do aquecimento global. Em razão desse problema, foi criado o Dia Mundial sem Carro, celebrado dia 22 de setembro, com o objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas a utilização de meios de transporte coletivos e alternativos de deslocamento nas cidades, promovendo o incentivo a preservação ambiental. O primeiro país a comemorar essa data foi a França, no ano de 1997. No Brasil, a data é comemorada desde 2001.

 

O Cartão Legal também incluiu na campanha do Dia Mundial Sem Carro a doação de tampinhas para ajudar o Projeto Amor de Pet, responsável pelo resgate de centenas de animais em situação de risco e posterior doação. O objetivo é estimular os clientes e toda comunidade a doarem tampinhas plásticas de todos os tipos (refrigerante, xampu, amaciante etc.) para o Projeto Amor de Pet, que serão vendidas para empresas de reciclagem e o valor revertido para o tratamento e preparação dos animais para futuras doações. (ABC do ABC)