Morre Anísio Campos, ícone do design automotivo brasileiro

Revista Auto Esporte 

 

Na década de 1960, a indústria automobilística brasileira estava em plena formação. Grandes e pequenas fábricas começaram a se instalar e produzir os primeiros veículos nacionais. Foi nesta época que José Anísio Barbosa de Campos, ou simplesmente Anísio Campos, começou sua trajetória interrompida neste sábado (14), quando morreu, aos 86 anos.

 

O designer deixa um currículo invejável de criações, grande parte delas de forte personalidade. Foram mais de 15 veículos projetados entre as décadas de 1960 e 1990.

 

Entre os modelos de maior expressão, estão o Kadron, primeiro bugue brasileiro (década de 1980); o Puma DKW, até hoje considerado o seu trabalho mais importante; o esportivo Carcará e o pequeno Dacon 828, que usava peças da VW Kombi.

 

Anísio também projetou carros de competição que foram pilotados por José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi, além dele próprio.

 

O designer integrou um seleto grupo de pilotos profissionais que correram nos anos 1950 e 1960 pelas fábricas de automóveis recém-instaladas – o time reunia outros nomes, como Luis Pereira Bueno, Chiquinho Lameirão, Bird Clemente e Wilson Fittipaldi.

 

Nascido em 6 de março de 1933 na capital paulista, Anísio Campos teve sua trajetória recontada em 2014 por sua filha caçula, Raquel Valadares, no documentário Homem-Carro. Raquel conta que o projeto do filme que remonta a história de seu pai surgiu em 2010, quando um diagnóstico apontou que Anísio começava a perder a memória.

 

Para conseguir juntar todos os modelos criados por pai, Raquel saiu em busca de ajuda. “Meu pai é do meio automobilístico, não eu… Por isso, me senti muito desprovida de meios quando comecei a tentar encontrar os carros. Assim, recorri a antigos amigos dele e a pessoas com interesses comuns, como membros do clube do Puma”, recorda.

 

Uma das dificuldades foi achar os modelos mais raros, como o Escorpion Ergo Cabine e o Escorpion pick-up, ambos de 1985. Além deles, foi tarefa árdua encontrar a picape dupla Topazzio, de 1987, desenhada na época da Engerauto.

 

Em 2015, nosso maior expoente do design de carros foi homenageado por Autoesporte no prêmio Carro do Ano, sendo o escolhido para o Hall da Fama. Abaixo, uma lista com os carros criados por Anísio ao longo de mais de 50 anos de trabalho na indústria.

 

1964 – Puma GT DKW

1966 – Carcará (réplica única com Paulo Trevisan)

1968 – AC biposto de corrida

1970 – Tropí

1974 – AC monoposto Fórmula Super-Vê

S/data – Karmann-Ghia/Porsche, Equipe Dacon

S/data – Corcel Hatch, Souza Ramos

S/data – P.A.G. Dacon

1982 – Dacon 828

1985 – Escorpion Ergo Cabine

1985 – Escorpion pick-up

1987 – Topazzio

1988 – Nickinho

1988 – Nickão

1990 – Chubby

2005 – 828/3 (protótipo único com Ricardo Machado)

(Revista Auto Esporte/Diogo de Oliveira)