Jornal do Carro
O Caoa Chery Tiggo 2 foi escolhido o melhor SUV do mercado chinês na categoria de compactos. A pesquisa foi feita pela J.D. Power num estudo de qualidade inicial, o IQS na sigla em inglês. A entidade ressaltou a melhoria substancial na qualidade dos veículos chineses entre a pesquisa do ano passado para a atual.
Segundo a JD Power, a quantidade de problemas dos carros chineses caiu 10% no último ano. Das 62 marcas incluídas no estudo, 52 melhoraram.
A pesquisa mede a qualidade dos carros novos examinando problemas apresentados nos seis primeiros meses de uso. A pontuação é determinada pelo número de defeitos apresentados por 100 veículos. Quanto menos problemas, maior a qualidade.
Os maiores avanços foram nos interiores, nos sistemas de áudio e entretenimento e bancos. Segundo o gerente de produtos automotivos da JD Power chinesa Jeff Cai, “a qualidade voltou a subir depois de cinco anos estagnada”.
Pesquisa grande
O estudo foi feito sobre uma amostra de 33.468 carros comprados entre maio de 2018 e março de 2019. Foram envolvidos 266 modelos diferentes de 67 marcas em 75 cidades grandes na China.
O Tiggo 5X também foi o quarto colocado na categoria Compact SUVs. A mesma colocação foi conseguida pelo Tiggo 8, ainda a ser lançado no País, na categoria de médios. A Chery subiu 26 posições na pesquisa em relação a 2018. O Tiggo 2 vendido no País, no entanto, é fabricado nas instalações da marca em Jacareí (SP).
Na China, a marca com menor índice de problemas é a Audi, seguida por Lexus e Porsche. (Jornal do Carro)