Frota & Cia
O Governo de São Paulo está estudando a possibilidade de reduzir o pedágio para caminhões que circulam a noite nas rodovias paulistas. Dessa forma, a tarifa seria reduzida no período entre as 22h e 6h.
De acordo com a proposta, a ideia é que a novidade seja implantada no início de 2020. No entanto, a redução atingiria apenas determinados trechos rodoviários dentro da nova matriz logística do estado.
O plano é estabelecer rotas de tráfego de cargas com base na origem, volume e no destino dos produtos transportados. De acordo com o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano, o governo pretende contribuir para um trânsito com melhor fluidez e evitar acidentes.
“Nosso objetivo é reduzir o custo Brasil, que prejudica a competitividade dos nossos produtos”. Segundo o secretário, as negociações com as entidades setoriais e com as concessionárias das rodovias estão sendo feitas para acertar alguns detalhes da proposta.
Tarifa reduzidas
Para que saia do papel, a proposta do governo paulista precisa promover ajustes nos contratos de concessões vigentes. Além disso, inserir as novas regras nos acordos que serão assinados.
Entretanto, o secretário Octaviano, acredita que as empresas deverão concordar com a proposta de redução na tarifa. Especialmente, em razão da economia que vão ter em uma eventual redução no número de acidentes.
Além da negociação com as concessionárias, o governo de São Paulo terá que resolver a questão da segurança. Segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, em 2018, foram registradas 22.500 ocorrências de furto e roubo de cargas no país.
De acordo com a ANTCL, o total de ocorrências é inferior ao de 2017. No entanto, representa um índice alto. Só em 2013, foram 15.200 casos. Ou seja, cerca de R$ 1,4 bilhão em cargas teria sido roubada em 2018.
Policiamento reforçado
De acordo com o governo paulista, a partir do momento em que se implantar a política de descontos nas tarifas, à noite, a segurança nas rodovias será aumentada, com mais viaturas e policiais no patrulhamento.
O Governo paulista promete ainda mais. Além do pedágio mais barato para os caminhões, há um plano de implantar tarifas reduzidas para quem utiliza as estradas paulistas com frequência.
Lote Piracicaba-Panorama
Lançado em julho, o edital de concessão de 1.273 quilômetros do Lote Piracicaba-Panorama já inclui o desconto. Assim, a estrada no extremo oeste do estado, na divisa com Mato Grosso do Sul, prevê que os carros de passeio e veículos urbanos de carga tenham descontos progressivos, conforme a utilização da rodovia. Porém, os descontos são limitados a 74% do valor da tarifa. (Frota & Cia/André Silva)