Besaliel Botelho, da Robert Bosch Latin America, é o novo presidente da AEA

Revista Publiracing

 

Besaliel Soares Botelho, CEO da Robert Bosch Latin America, é o novo presidente da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, para a continuidade do biênio 2019/2020, em substituição a Flavio Henrique Sakai que, por motivo de ampliação de suas funções como diretor sênior de Vendas e Marketing da divisão automotiva da Harman América do Sul, decidiu pedir afastamento da direção da entidade. Na vice-presidência permanece Edson Orikassa (Toyota).

 

Besaliel Botelho é graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, e possui MBA em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Estadual de São Paulo. Botelho ingressou no Grupo Bosch no Brasil em 1985 e, desde então, atuou em diferentes áreas de engenharia e desenvolvimento de produto e vendas técnicas, sendo responsável por projetos locais e internacionais. Entre outros, foi responsável pelo desenvolvimento da tecnologia flex fuel.

 

Em 1997, Botelho assumiu a direção da divisão de negócios Gasoline Systems e posteriormente em 2006 assumiu a vice-presidência executiva da Robert Bosch América Latina, onde atua como CEO desde outubro de 2011. Além de sua trajetória dentro da Bosch América Latina, Botelho é membro da MEI (Movimento Empresarial para Inovação, da CNI – Confederação Nacional da Indústria), e atua no conselho executivo do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores). Também representou a SAE Brasil (Society of Automotive Engineers) de 2009 a 2010 como presidente.

 

Ao assumir a presidência da AEA, Besaliel enfatizou que “meu objetivo à frente da diretoria executiva é fortalecer a entidade que nesses 35 anos de existência teve importância capital no processo de evolução da engenharia automotiva brasileira. Sempre em parceria com a indústria, a academia e Governo, a AEA tem muito a contribuir com o setor e com a sociedade brasileira”. (Revista Publiracing)