Emplacamentos de ônibus acumulam alta de 51,5% de janeiro a agosto deste ano

Diário do Transporte

 

O número de emplacamentos de ônibus acumulou uma alta de 51,5% de janeiro a agosto deste ano no Brasil. Os números foram divulgados pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, nesta segunda-feira, 02 de setembro de 2019.

 

Ao todo, foram emplacados 17.507 ônibus de janeiro a agosto deste ano, comparados a 11.553 veículos no mesmo período de 2018.

 

De julho para agosto deste ano, houve um aumento de 13%, passando de 2.396 unidades para 2.709 veículos emplacados, de um mês para o outro.

 

O resultado também é positivo na comparação ente agosto deste ano e o mesmo mês de 2018, com um aumento de 33,1%, de 1.990 para 2.709 emplacamentos de ônibus.

 

Considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, as vendas de veículos apresentaram crescimento de 11,27% no acumulado de janeiro a agosto, ante o mesmo intervalo de 2018, somando 2.615.519 unidades emplacadas.

 

Segundo o Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o resultado segue apoiado nas Vendas Diretas.

 

“No acumulado de janeiro a agosto, as Vendas Diretas representaram fatia de 45,12% dos emplacamentos de Automóveis e Comerciais Leves, contra 41,51% no mesmo período de 2018. O varejo cresceu 2,57% nesse período, enquanto as Vendas Diretas avançaram 17,23%”, comentou o presidente da entidade, em nota.

 

Assumpção Jr. comentou, ainda, a relação do desempenho do mercado com o atual cenário econômico e político do País.

 

“Enquanto não forem aprovadas as Reformas necessárias, tanto os consumidores quanto os empresários estarão em compasso de espera para fazerem investimentos.

 

Este sentimento não é só com a Distribuição de Veículos. Todos os setores da economia estão vivendo a mesma situação”, complementou, também em nota.

 

Participação de mercado

 

A Mercedes-Benz continua sendo líder de mercado, com 60,7% de participação no acumulado do ano, na frente da Volkswagen e Marcopolo, que entra na lista de montadoras por conta da produção dos miniônibus Volare. (Diário do Transporte/Jéssica Marques)