Complicou para a concorrência

Jornal do Carro

 

Avida dos rivais do Corolla nunca foi fácil. Com a chegada da 12ª geração do sedã médio às concessionárias da Toyota, no dia 12, será ainda mais complicada. O líder de vendas do segmento ganhou novas plataforma e visual, mais potência para o motor 2.0, suspensão independente nas quatro rodas, sete airbags e cinco anos de garantia. Além disso, passa a ser o primeiro híbrido do mundo com motor flexível.

 

O modelo será vendido em três versões. A mais barata, GLi, parte de R$ 99.990. A intermediária, XEi, tem preço inicial de R$ 110.990. Já a topo de linha, Altis, custa R$ 124.990, mesmo valor da Altis híbrida.

 

A diferença é que o modelo sem o motor elétrico já vem com o chamado pacote premium, composto por teto solar elétrico e sistemas de segurança, como frenagem automática e correção de faixa. No híbrido, esses equipamentos vêm em um kit de R$ 6 mil.

 

O sistema do Corolla Altis

 

2.0, 4 cil., 16V, flexível 177 a 6.600 rpm 21,4 a 4.400 rpm Automático, CVT De 1.375 (GLi) a 1.405 (XEi/Altis) 50 litros 1.8, 4 cil., 16V, flexível 101 a 5.200 / 14,5 a 3.600 rpm Dois 72 / 16,6 Automático, CVT 1.440 kg / 43 litros híbrido é semelhante ao do hatch Prius, mas foi aprimorado. O motor 1.8 a combustão passa a render 101 cv com etanol (98 cv com gasolina), enquanto os dois elétricos geram outros 72 cv. A potência combinada é de 122 cv. Já o torque é de 14,5 mkgf na unidade a combustão e 16,6 mkgf no elétrico.

 

As demais versões do carro vêm com o motor 2.0 flexível, que ganhou injeção direta e indireta, além de mudança no sistema de abertura de válvulas. Com isso, ele trocou o ciclo Otto pelo Atkinson. A potência subiu de 153,6 cv para 177 cv (15,2% a mais). A suspensão traseira passa a ser independente.

 

O sedã traz linhas mais sinuosas. Segundo a Toyota, a estrutura está 60% mais rígida. A ampla entrada de ar escura domina a frente e as colunas estão mais finas. Faróis e lanternas têm curvas internas. O painel recebeu tela multimídia destacada de 8”.

 

O Corolla ficou 1 cm mais comprido (4,63 metros) e 2 cm mais baixo (1,45 metro). (Jornal do Carro)