Fiat pode tirar o Tipo de linha de novo

Jornal do Carro

 

No futuro, a Fiat deverá se concentrar na produção de automóveis compactos, e deixar os segmentos superiores para outras marcas do grupo FCA (caso de Jeep, Dodge e Chrysler). Pelo menos é isso o que prevê o CEO da marca italiana, Olivier François. Em entrevista à Autocar, o executivo disse que no futuro a marca deverá abrir mão de modelos esportivos e luxuosos. A ideia é se concentrar em automóveis com até 4,5 metros de comprimento.

 

Se os planos se concretizarem, o Tipo, que havia sido relançado em 2015 na Europa, pode não ganhar uma nova geração. Além disso, o roadster 124 (abaixo) também pode não ter vida longa. O 124 é um modelo que utiliza a mesma plataforma do Mazda Miata. O modelo chegou a ser exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, apenas como demonstração. Isso porque a Fiat não tinha objetivo de vendê-lo no País.

 

A exceção a essa nova estratégia da empresa é a picape Toro, um sucesso de vendas no Brasil.

 

Tipo pode sair de linha mais uma vez

 

O Tipo foi um sucesso de vendas no Brasil nos anos 90, primeiramente como importado, e depois como produto nacional. Em meados da década de 90, o modelo deixou de ser produzido, para dar lugar à dupla Bravo (hatch) e Brava (notchback).

 

O nome Tipo ressurgiu na Europa em 2015. O modelo foi relançado em família completa, com versões hatch, perua e sedã.

 

Essa geração não veio para o Brasil. Por aqui, a empresa decidiu investir em um modelo menor, o Argo, que, no entanto, tem dianteira semelhante ao parente europeu.

 

Futuro pode estar no 500 elétrico

 

Se os carros mais caros da Fiat não têm feito o sucesso planejado, por outro lado o subcompacto 500 tem futuro assegurado. Mesmo em mercados nos quais a Fiat tem dificuldade de entrar, o modelo com design retrô é visto com facilidade nas ruas. É o caso de países como Estados Unidos e Alemanha, por exemplo.

 

Por causa disso, os planos da montadora preveem uma nova geração do carro para os próximos anos. A renovação inclui também o SUV 500X. Já o monovolume 500L deverá dar lugar ao 500 Giardinera, um revival do modelo original. O compacto Panda também deve ganhar sobrevida, por ser uma opção de baixo custo.

 

Uma das novidades é que a nova geração do 500 dará mais ênfase à propulsão elétrica. Atualmente, o 500e (elétrico) é vendido em poucos locais dos Estados Unidos, como a Califórnia. (Jornal do Carro)