Estado de Minas/Agência AFP
As fabricantes de automóveis Ford, Honda, Volkswagen e BMW anunciaram um acordo com a Califórnia para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa de seus veículos, ignorando a postura do governo de Donald Trump, que quer flexibilizar as exigências ambientais.
Em sigilo, o estado da Califórnia e as fabricantes negociaram o acordo para evitar normas mais ou menos rigorosas em diferentes partes dos Estados Unidos.
“Estamos todos de acordo que um marco que garanta uma solução nacional é o melhor cenário”, declararam as fabricantes em um comunicado.
Quando Trump chegou ao poder, ele deixou de endurecer as normas adotadas no fim do mandato de Barack Obama, mas o estado da Califórnia, que há décadas tem autonomia neste tema, anunciou sua intenção de adotar e seguir sua própria legislação.
O acordo estabelece uma redução média das emissões destes gases de 3,7% a cada ano.
O jornal “The Washington Post” disse que, para 2026, os novos modelos deverão ter rendimento de 50 milhas por galão de combustível – o equivalente a 4,7 litros a cada 100 quilômetros -, em vez das 37 milhas atuais.
“É uma declaração de princípios, a fim de estimular o governo federal a adotar um caminho mais construtivo”, afirmou Mary Nichols, reguladora ambiental da Califórnia, em entrevista ao “Post”.
A meta acordada é um pouco menos ambiciosa do que a redução de 5% ao ano estabelecida por Obama. (Estado de Minas/Agência AFP)