Tecnologia permite que motorista “dirija” dois caminhões ao mesmo tempo

Frota & Cia

 

A startup norte-americana Peloton, especializada em caminhões, apresentou um novo sistema chamado Automated Following. A tecnologia deve ser usada entre dois veículos diferentes, um guiado por ser humano e outro totalmente autônomo que segue e imita as ações do primeiro veículo.

 

Através de sensores, o software da Peleton permite que o caminhão autônomo “copie” todos os movimentos feitos pelo veículo guiado, formando um híbrido que mescla tecnologia e foça humana.

 

“Nós vemos os motoristas como os melhores sensores. Agora, queremos dobrar a sua capacidade produtiva” afirmou o CEO da Startup, Josh Switkes, ao Quartz.

 

A empresa, que foi fundada em 2011, trabalha nesse tipo de solução desde 2013. Durante esse período, recebey US$ 78 milhões em investimentos da Volvo e de fundos como BP Ventures e Intel Capital.

 

Enquanto a startup trabalha no desenvolvimento da tecnologia AUtomated Following, outro já está disponível – mas com maior dependência de motoristas. O PlattonPro, que já é usado por clientes no EUA, controla somente os pedais (aceleração e frenagem). No entanto, a presença de motoristas é obrigatória em todos os veículos. Isso traz benefícios para rodagem em combio, que permite que caminhões usem o vácuo gerado pelo veículo à frente para eficiência, com economia de até 7% em combustível. (Frota & Cia/Ingrid Alves)