Quatro montadoras e Califórnia fazem acordo sobre regras de emissões de poluentes

Reuters 

 

Ford, BMW, Volkswagen e Honda anunciaram nesta quinta-feira que chegaram a um acordo voluntário com o Estado norte-americano da Califórnia para a adoção de regras sobre emissões de poluentes por veículos.

 

O acordo que reconhece autoridade da Califórnia para estabelecer regras sobre emissões de veículos vai contra o plano da Casa Branca de tirar esse direito do Estado.

 

“Garantir que os veículos dos Estados Unidos sejam eficientes, seguros e acessíveis é uma prioridade para todos nós”, afirmaram as montadoras em um comunicado conjunto.

 

O governo de Donald Trump, em agosto de 2018, propôs a revogação do direito legal da Califórnia de impor seus próprios padrões estaduais para emissões de poluentes ou exigir um número crescente de veículos elétricos. O governo Trump argumenta que a legislação federal deveria impedir a Califórnia de estabelecer suas próprias regras.

 

Como parte desse plano, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA e a Administração Nacional de Segurança de Tráfego garantiram o congelamento das exigências de emissões de carros e caminhões novos a níveis de 2020 até 2026. A proposta não deve ir à Casa Branca para revisão final por pelo menos várias semanas, disseram pessoas informadas sobre o assunto.

 

“Uma solução de 50 Estados sempre foi o nosso caminho preferido e entendemos que qualquer acordo envolve comprometimento”, disseram as montadoras no comunicado conjunto.

 

“Esses termos fornecerão às nossas empresas a certeza regulatória necessária, permitindo-nos atender aos requisitos federais e estaduais com uma única frota nacional, evitando uma série de regulamentações, enquanto continuamos a garantir reduções significativas de emissões de gases de efeito estufa”. (Reuters/David Shepardson)