Ford e Volkswagen se unem em prol de tecnologia automotiva

O Vale

 

O anúncio da ampliação da parceria entre Ford e Volkswagen movimentou o mercado automobilístico nos últimos dias. Com foco em direção autônoma e veículos elétricos, ambas montadoras pretendem investir na Argo AI, empresa de tecnologia de veículos autônomos. A Volkswagen vai investir US$ 2,6 bilhões, aplicando US$ 1 bilhão em dinheiro e contribuindo com sua empresa AID (Autonomous Intelligent Driving), de US$ 1,6 bilhão, que conta com mais de 200 funcionários – a maioria dos quais desenvolve tecnologia autônoma para a própria marca.

 

Como parte da transação, a Volkswagen também comprará ações da Argo AI da Ford por US$ 500 milhões ao longo de três anos. A Ford vai investir os US$ 600 milhões restantes do seu compromisso previamente anunciado de US$ 1 bilhão na Argo AI. A transação como um todo eleva o valor da Argo AI para o total de mais de US$ 7 bilhões. O arranjo permitirá que ambas marcas integrem de forma independente o sistema da Argo AI em seus próprios veículos, aumentando assim a sua competitividade. Ambas montadoras terão participação igual na AI, mas combinadas resultam em uma participação substancialmente majoritária na empresa.

 

A transação ainda está sujeita a aprovações regulatórias e condições finais de conclusão do acordo. “Ao mesmo tempo em que ambas marcas permanecem independentes e competitivas no mercado, unir-se e trabalhar com a Argo AI nessa importante tecnologia nos permite obter uma capacidade, escala e alcance geográfico sem igual”, afirmou em nota presidente e CEO da Ford, Jim Hackett. “Alavancar sinergias em várias áreas nos permite mostrar o poder de nossa aliança global nesta era de veículos inteligentes para um mundo inteligente”, continuou.

 

O que muda?

 

A Ford será a primeira montadora a utilizar a tecnologia da concorrente alemã para comercializar um veículo elétrico a partir de 2023. A montadora espera produzir mais de 600 mil veículos na Europa usando a arquitetura MEB (Modular Electric Toolkit) em seis anos, com a possibilidade, ainda em estudo, de lançar um segundo modelo da marca para clientes europeus.

 

A Volkswagen começou a desenvolver a arquitetura MEB em 2016, investindo aproximadamente US$ 7 bilhões nessa plataforma. A montadora planeja usá-la para produzir cerca de 15 milhões de carros somente para o Grupo Volkswagen na próxima década. “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura de veículos elétricos da Volkswagen”, disse em nota CEO da Volkswagen, Herbert Diess.

 

“A expansão do nosso MEB reduz os custos de desenvolvimento de veículos com emissões zero, permitindo uma adoção global mais rápida e ampla de veículos elétricos. Isso melhora a posição de ambas as empresas, com maior eficiência de capital, crescimento e competitividade”, seguiu. Ford e Volkswagen seguem desenvolvimento de picapes médias para consumidores globais, com objetivo de início em 2022, seguido por vans comerciais. (O Vale)