Fiat inaugura laboratório para testes de colisão de veículos na montadora em Betim, na Grande BH

Portal G1 

 

A Fiat Automóveis inaugurou ontem, quarta-feira (17), o “Safety Center FCA Latam” em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O investimento para construção do laboratório foi de R$ 40 milhões e mais de 50 engenheiros estiveram envolvidos no projeto.

 

“O Safety Center vem coroar, vem fechar o ciclo que começou em 2003”, disse o diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA Latam, Márcio Tonani.

 

O local vai permitir que a Fiat faça testes de segurança em seus veículos na montadora em Betim. Outras montadoras também vão poder usar o espaço, mas nenhuma ainda demonstrou interesse. Este é o primeiro local para crash test (teste de impacto) do grupo Fiat inaugurado no Brasil.

 

A área total do safety center é de 7,6 mil metros quadrados e a estrutura suporta veículos de até quatro toneladas, a 100 km/h. As instalações contam com uma sala de controle, sala de observação, área de impacto, oficina/escritório.

 

O primeiro crash test feito na inauguração foi com uma caminhonete Fiat Toro que percorreu aproximadamente 130 metros em uma velocidade de 48,3 km/h e bateu em um bloco de concreto de 140 toneladas. Os danos causados no carro foram: para-choque quebrado, para-brisa trincado e capô amassado. As portas não ficaram danificadas e os dois air bags, tanto do passageiro e quanto do motorista, foram acionados.

 

O gerente de Conceito de Engenharia da FCA Latam, Silvio Piancastelli, é enfático com relação ao crash test. “Nós já sabemos qual a resposta feita pelo crash test. A gente faz validação do produto para o processo definitivo”.

 

Antes de os carros passarem pelo crash test são realizados quase 800 testes virtuais. Já o teste físico custa entre R$ 200 mil e R$ 500 mil. De acordo com Piancastelli, esse valor varia de acordo com o preço do veículo e se ele é derivado ou não.

 

A classificação dos níveis de segurança não é feita no local. Segundo a montadora, esta nota é dada por entidades responsáveis. A Fiat afirma que projeta os veículos para terem classificação máxima de segurança.

 

Com relação ao Cronos e ao Argo terem ganhado nota 3, de 5, no teste da Latin NCap, entidade independente que avalia a segurança dos veículos. Tonani disse que as partes estrutural e do conteúdo dos carros foram desenvolvidas para ter o nível máximo de segurança.

 

Antes do safety center no Brasil, a Fiat testava os veículos em Turim, na Itália, e em Detroit, nos EUA. As obras do Safety Center começaram em maio de 2018 e foram finalizadas em maio deste ano. (Portal G1/Alex Araújo)