União Europeia: países votam contra padrão de Wi-Fi automotivo apoiado por Volkswagen

Correio do Brasil/Reuters

 

Nações europeias votaram nesta quinta-feira contra uma proposta para a criação de um padrão de Wi-Fi automotivo, em um revés para a Volkswagen, que apoiava a proposta, afirmou um representante da União Europeia.

 

Cerca de 21 países, incluindo Alemanha, França e Itália, votaram contra a proposta em reunião com representantes da UE em Bruxelas, afirmou o representante do bloco.

 

Parlamentares da UE apoiaram em abril a criação do padrão de Wi-Fi em vez da tecnologia 5G promovida por BMW e Qualcomm.

 

Comissão Europeia

 

A Comissão Europeia quer criar padrões para veículos conectados, um mercado que pode gerar bilhões de euros em receita para montadoras, operadoras de telecomunicações e fabricantes de equipamentos.

 

A questão tem dividido as indústrias de veículos e de telecomunicações e disparou uma intensa campanha em que ambos os lados promovem suas propostas de olho em obter uma participação do mercado.

 

Os apoiadores da tecnologia Wi-Fi também incluem Renault, Toyota, NXP, Autotalks e Kapsch TrafficCom. A tecnologia é voltada principalmente para conectar carros com outros carros.

 

Os apoiadores

 

Já os apoiadores do 5G incluem Daimler, Ford, PSA Group, Deutsche Telekom, Ericsson, Huawei, Intel, Qualcomm e Samsung.

 

A tecnologia 5G conecta carros e aparelhos que estão no ambiente ao redor dela, com uma gama maior de aplicações em áreas como entretenimento, dados de tráfego e navegação.

 

A Comissão defendeu sua posição à favor do wifi, afirmando que a tecnologia já está disponível, diferente do 5G, e que iria impulsionar a segurança em estradas. (Correio do Brasil/Reuters)