Em São Paulo, Detran faz renovação simplificada de CNH online

O Estado de S. Paulo

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo anunciou anteontem a renovação simplificada, via internet, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O serviço funciona em 85 cidades, entre elas a capital, Guarulhos, Campinas e Santos. Segundo a autarquia, haverá expansão gradativa para o restante do Estado.

 

Com a mudança, a solicitação para renovar a CNH é feita pela internet e o motorista não precisa mais se dirigir a uma unidade física de atendimento. O serviço reaproveita a última coleta biométrica (foto, assinatura e digitais) e emite automaticamente a CNH.

 

Anteriormente, o condutor precisava ir ao Detran para confirmar dados e biometria, voltava depois para entregar laudo médico e, por fim, retirar o documento. Agora, o agendamento de exame médico ou psicotécnico (o último só se exercer atividade remunerada, como taxista, por exemplo) também poderá ser feito pelo portal.

 

O motorista, porém, deve ir à clínica e pagar a taxa de emissão e de envio pelos Correios, segundo o Detran. Assim, recebesse o documento em casa.

 

Presencia

 

Se houver necessidade de alterar dados (nome de casado, endereço, entre outros), ou de fazer nova coleta biométrica, o processo deve ser feito presencialmente. (O Estado de S. Paulo)