Diretor de Design da Jaguar, Ian Callum deixa cargo após 20 anos. Julian Thomson é nomeado sucessor

PlanetCarsZ

 

A Jaguar anunciou na terça-feira, 4 de junho, que Ian Callum, diretor de design, deve deixar seu cargo na empresa após duas décadas dirigindo a Jaguar Design. Julian Thomson, atualmente diretor de Design Criativo, foi nomeado para o cargo de diretor de Design, a partir de 01 de julho de2019.

 

Desde que se juntou à Jaguar em 1999, Ian construiu uma equipe de especialistas em design criativo, estabeleceu uma nova filosofia de designs e reviveu a linha com projetos premiados. Esses incluem o F-TYPE – primeiro carro esportivo de dois lugares da Jaguar, desde o icônico E-TYPE; os sedans XE, XF e XJ, e os primeiros SUVs da marca: F-PACE, E-PACE. Mais recentemente, Ian desenvolveu o I-PACE, premiado no World Car Awards 2019, nas categorias de melhor design e carro mais sustentável.

 

Ian Callum ponderou sobre seu período na empresa: “Eu tive uma carreira incrível na Jaguar. Um dos meus maiores destaques foi a criação do XF, pois representou o início de uma nova era, que mudou a Jaguar tradicional para o design contemporâneo – foi um ponto de virada significativo em nossa história. Projetar o F-TYPE foi um sonho que se tornou realidade para mim, já o I-PACE foi uma oportunidade para criar algo extremamente inovador que realmente desafiaria a percepção da Jaguar – e seu sucesso é prova de quão longe a marca chegou”.

 

“Eu cheguei a este papel com a missão de levar o design da Jaguar de volta para onde ele merecia estar. Demorou 20 anos, mas acredito ter conseguido o que me propus a fazer. Graças à força de nossos produtos e da equipe de design, sinto que agora é o momento certo para seguir em frente, tanto pessoal como profissionalmente, e explorar outros trabalhos. Projetar carros da Jaguar foi um sonho para mim e estou muito feliz de continuar envolvido como consultor da marca. Eu colaborei muito com Julian Thomson por 18 anos – ele é um designer extremamente talentoso e a pessoa certa para liderar o design da Jaguar em seu próximo capítulo”.

 

Após passar seus primeiros 12 anos de carreira na Ford Design Studios, Ian foi chefe de Design da TWR Design, onde foi responsável por desenvolver os Aston Martin DB7, Vanquish e DB9.  Considerado um dos maiores talentos em design automotivo do mundo, em 2005 Ian recebeu o título de Royal Designer for Industry da British Royal Society of Arts (RSA). Em 2014, recebeu a Medalha Minerva – o maior reconhecimento concedido pela Chartered Society of Designers.

 

O Prof. Dr. Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover disse: “A contribuição de Ian Callum para a reputação de design líder de mercado da Jaguar não pode ser exagerada. Ian representa a abordagem mais inovadora e emotiva do design automotivo. Ele criou uma nova linguagem de design da Jaguar – e sua paixão viu o alcance ser completamente transformado durante seus 20 anos no cargo”.

 

“Inovadores, bonitos e fiéis ao nosso patrimônio pioneiro, os carros atuais e premiados da Jaguar são uma prova da dedicação de Ian – é possível perceber sua assinatura em cada um. Na minha visão, os ganhadores do World Car Design of the Year, F-TYPE, F-PACE e I-PACE, são talvez as maiores conquistas de Ian. Eu acredito que eles serão os ícones do futuro. O World Car Design of the Year vencedor do F-TYPE, do F-PACE e do I-PACE, são talvez suas maiores conquistas. Eu acredito que eles serão ícones futuros”.

 

“Pessoalmente, e em nome de todos da Jaguar, gostaria de agradecer a Ian por tudo o que ele fez, e estou muito feliz por ele ter se comprometido a continuar a ser o embaixador da marca como consultor. Eu também gostaria de parabenizar Julian em sua nova posição como Diretor de Design. Agora é a vez de Julian moldar sua equipe para a próxima geração. Estou animado com o futuro da Jaguar e com Julian. Tenho certeza que ele manterá a posição da marca como líder mundial em design automotivo”.

 

Como diretor de Design Criativo, Julian Thomson foi responsável por estabelecer a futura direção estratégica de design da marca. Desde que ingressou na Jaguar em 2000, ele supervisionou o desenvolvimento dos novos conceitos para toda a linha atual de produtos. Julian começou sua carreira na Ford em Dunton, na Inglaterra, antes de se mudar para a Lotus, onde se tornou chefe de Design e, em seguida, chefe de Exteriores no Volkswagen Group’s Concept Design Centre.

 

Julian Thomson disse: “Estou honrado em assumir o cargo de diretor de Design da Jaguar. Será um grande privilégio liderar uma equipe tão talentosa e continuar construindo nosso sucesso. O design automotivo sempre foi rápido, mas hoje está mudando em um ritmo mais rápido do que nunca. Eu estou muito feliz por poder conduzir essa mudança no design da Jaguar e nos carros que irão impulsionar o nosso futuro”. (PlanetCarsZ)