Renault passa Hyundai e sobe no pódio das marcas que mais venderam em maio

Blog Jorge Moraes

 

A Renault começou 2019 com a quinta montadora do Brasil em volume de vendas, atrás da Chevrolet, Volkswagen, Hyundai e Fiat. Entretanto, o incremento nos emplacamentos do Kwid elevou a participação de mercado da montadora francesa, que, agora maio, conseguiu subir no pódio, tirando os sul-coreanos do TOP das marcas.

 

GM e Volks seguem com folga na frente, com 18,55% e 16,51% de participação do mercado nacional entre os automóveis (sem contar os comerciais leves). Quando incluímos as picapes, vans e furgões, a Fiat dá um salto e passa para a terceira posição. Não à toa, pois a marca italiana lidera o segmento dos comerciais leves com suas duas picapes (Strada e Toro). Nessa situação, a Renault é a quarta colocada. (Tabelas abaixo)

 

Voltando para o segmento dos automóveis, a Chevrolet emplacou 36.873 carros, sendo 22.279 unidades de um único modelo, o Onix. A Volks tem um mix de mais produtos com vendas regulares a boas. Dos 32.825 emplacamentos, o carro mais vendido foi o Gol, com 8.317 unidades, seguido do Polo (6.199) e Virtus (5.014). A montadora alemã se aproximou mais da Chevrolet neste mês graças às 3.003 unidades do T-Cross que foram vendidas em maio. Era um segmento sem a participação da Volks, ou seja, clientes novos.

 

A Renault tem uma situação semelhante à Chevrolet no sentido de ter um carro com grande destaque no mix. No caso é o Kwid. Dos 19.102 emplacamentos da marca francesa, 8.661 são do compacto. Na segunda posição vem o Sandero (3.834), seguido por Duster (2.490) e Logan (2.274).

 

A briga pela terceira posição do pódio das montadoras no segmento dos automóveis deverá ser apertada até o final de 2019. No acumulado do ano, a Renault já emplacou 83.029 unidades (9,39% do mercado), enquanto a Hyundai segue na cola com 82.171 emplacamentos (9,29%). Mas vale lembrar que a marca sul-coreana tem a chegada do novo HB20 programada para setembro, o que deve aquecer as vendas. Na Renault é esperada o lançamento da nova geração de Sandero e Logan, mas há dúvida se será ainda neste ano ou apenas em 2020. (Blog Jorge Moraes/Bruno Vasconcelos)