Mercado em maio: Ford cai para o 7º lugar

Motor 1

 

Em mais um mês de números positivo para o mercado automotivo nacional, as vendas de veículos novos em maio cresceram 20,16% em relação ao mesmo período de 2018. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave, foram comercializados 234.173 automóveis e comerciais leves durante o mês passado.

 

Na comparação com abril, que teve um dia útil a menos, o crescimento foi mais modesto (+5,81%). Entre janeiro e maio, as montadoras entregaram aos consumidores 1.035.481 unidades, alta de 11,1% sobre o ano anterior. O resultado, no entanto, poderia ter sido ainda melhor.

 

De acordo com Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade, a demora na aprovação de reformas resultou na queda de expectativas de consumidores e empresários. “O consumidor final, pessoa física, foi mais impactado por essa quebra de expectativa, se mantendo cauteloso e postergando a decisão de compra”, afirmou o executivo.

 

O grande destaque do mês entre as montadoras foi a Ford. Negativo, diga-se de passagem. Com 18.868 emplacamentos, a norte-americana encerrou maio apenas na sétima posição, embora muito próxima da Toyota (18.987) – no acumulado do ano, no entanto, a diferença a favor da Ford caiu para somente 500 unidades.

A Chevrolet (41.142) completou 43 meses ininterruptos na liderança, mas desta vez sob ameaça, já que a VW (38.591) ficou a menos de 3 mil unidades da posição de honra. A Fiat (31.480) completou o pódio, enquanto a Renault (20.962), com a maior evolução do top 10 nos últimos 12 meses (+47,12%), repetiu a quarta posição já conquistada em março.

 

Sétima em abril, a Hyundai (19.241) completou o top 5. Em 11ª, a Citroën (2.526) avançou quase 60% impulsionada pelo desempenho do Cactus. Mas o destaque positivo ficou por conta da Caoa Chery (1.750), que mais do que quadruplicou os números de 2018 graças à ofensiva com o lançamento de sua linha de SUVs. (Motor 1/Thiago Parísio)