AutoIndústria
Apresentada nesta quinta-feira, 23, em Buenos Aires, Argentina, a 5ª geração do Toyota RAV4 Hybrid estará nas concessionárias brasileiras da marca a partir de 13 de junho, nas versões S e SX, que custam, respectivamente, R$ 166 mil e R$ 180 mil.
Produzido nas fábricas de Takaoka e Nagakusa no Japão, o modelo tem a nova arquitetura global da fabricante japonesa (TNGA), motorização híbrida auto recarregável, novo sistema de tração inteligente nas quatro rodas (AWD) e sistema de segurança ativa TSS (Toyota Safety Sense).
A nova geração do RAV4 Hybrid é construída sob a plataforma denominada GA-K, a mesma do Camry, cuja finalidade, segundo a montadora, é criar veículos que ofereçam conforto ao dirigir, habitabilidade, praticidade de uso, compromisso com o meio ambiente e segurança.
A versão de entrada S Hybrid do novo SUV chega com sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, bancos dianteiros com um sistema de ventilação (SVS), banco do motorista com memória para duas posições, além da regulagem elétrica de seis posições e sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7”, dentre outros itens.
Na versão SX Hybrid são acrescidos o teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger), abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento, sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança ativo TSS, Toyota Safety Sense.
O sistema híbrido do SUV da Toyota é composto por quatro motores (um a gasolina + três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv.
O propulsor a gasolina é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V e o sistema elétrico é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico II, 11% mais leve que o sistema anterior, que recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte de energia externa.
Com esse sistema híbrido, o novo RAV4 Hybrid pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução, informa a Toyota. (AutoIndústria)