Indústrias de seis setores de Mogi serão beneficiadas em projeto do Estado

O Diário

 

Mogi das Cruzes está entre as cidades beneficiadas pela criação de 11 polos de desenvolvimento econômico anunciada ontem pelo governador João Doria (PSDB). Serão contempladas indústrias mogianas nos setores automotivo; farma e saúde; metal-metalúrgico, máquinas e equipamentos; químico, borracha e plástico; alimentos e bebidas; e têxtil, vestuário e acessórios. Os pacotes de benefícios setoriais incluem simplificação tributária e regulatória, financiamento competitivo, pré aprovação de licenças e customização de cursos de qualificação. Outras cidades do Alto Tietê também estão na lista dos polos de desenvolvimento.

 

“Um governo responsável é comprometido com a geração de emprego. E geração de emprego não é com programa de assistencialismo, muito menos com paternalismo, é incentivando o setor produtivo, criando condições adequadas para o setor privado produzir, criar, gerar empregos, remunerar adequadamente, criando estabilidade e condições econômicas adequadas”, comentou o governador. “Aqui em São Paulo a nossa prioridade é a geração de empregos e renda”, ressaltou.

 

Foram anunciados polos em várias áreas, que receberão benefícios. “Esse é um governo liberal e de forma nenhuma estamos fazendo um programa de incentivo fiscal para setores específicos ou guerra fiscal. A atuação dos polos é para identificar falhas de mercado e atuar nas falhas de governo”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. “Nosso trabalho é alavancar a produtividade e a competitividade do setor privado impulsionando e melhorando as políticas públicas nas regiões onde as cadeias produtivas estão instaladas”, disse.

Ainda de acordo com a secretária, o objetivo é fomentar e incentivar o aumento da produtividade da indústria, atraindo investimentos, impulsionando a inovação e a geração de empregos e renda, reunindo na mesma região geográfica políticas para determinado setor produtivo.

 

A otimização das políticas públicas será feita em torno de seis pilares, visando adensar e integrar as cadeias produtivas: simplificação tributária e regulatória; financiamento competitivo; tecnologia e inovação; qualificação de mão de obra; infraestrutura e serviços; e ambiente de negócios & desburocratização. (O Diário/Fabio Palodette)