Chinesa BAIC quer comprar 5% de participação na Daimler, dizem fontes

Reuters

 

O grupo chinês BAIC quer comprar até 5% de participação na Daimler, como modo de garantir seu investimento na Beijing Benz Automotive, a Mercedes-Benz chinesa, disseram à Reuters três fontes familiares com o assunto.

 

Mais cedo neste ano, a BAIC informou à Daimler sobre sua intenção de comprar de 4% a 5% na empresa alemã dona da Mercedes-Benz, disseram duas das três fontes consultadas.

 

A BAIC pediu às autoridades locais de Pequim que apoiassem a compra dos 4% a 5% de participação, também disseram duas das três fontes.

 

A empresa chinesa já começou a adquirir ações da Daimler no mercado aberto, disse uma fonte.

 

“O preço da ação da Daimler tem sido atualmente sustentado por um comprador que parecer estar montando uma participação”, disse uma pessoa familiar com o assunto.

 

Procurada fora do horário comercial, a BAIC não atendeu a sucessivas ligações nem respondeu a mensagens de texto para comentar. A Daimler não quis comentar.

 

Ainda não está claro se o grupo BAIC é capaz de levantar os quase 3 bilhões de euros necessários para comprar uma participação de 5% na Daimler, quantia calculada com base no valor de mercado apurado na sexta-feira, de 57,6 bilhões de euros, disseram duas das três fontes.

 

Nos registros regulatórios alemães, a BAIC não consta como acionista significativo da Daimler. As regras para aquisição na Alemanha permitem a compra de até 3% de uma companhia antes de se exigir uma divulgação regulatória.

 

A Daimler tem descartado a emissão de novas ações para ajudar algum interessado a montar uma posição, forçando potenciais compradores a adquirir as ações no mercado.

 

A BAIC já demonstra interesse em comprar uma participação na Daimler desde 2015, e redobrou os esforços depois que Li Shufu, presidente do Conselho da montadora rival chinesa Zheijang Geely Holding Group, construiu, no início de 2018, uma posição de 9,69 por cento na Daimler, cuja sede fica em Stuttgart.

 

Valendo-se de empresas de fachada em Hong Kong, derivativos, financiamentos bancários e opções estruturadas de compra de ações, Li manteve o plano em segredo até ser capaz de, numa só tacada, se tornar o maior acionista individual da Daimler.

 

Em março, a companhia alemã confirmou o desenvolvimento de uma nova geração de carros urbanos da marca Smart em parceria com a Geely, cuja sede fica em Hangzhou.

 

A Daimler também reafirmou à BAIC que qualquer nova aliança industrial envolvendo a Mercedes e a parceira chinesa só ocorreria após um consenso ser alcançado na própria BAIC. (Reuters/Yilei Sun e Edward Taylor e Julie ZhuP)