Novo Hyundai Creta nacional terá design próprio

Motor 1 

 

Na semana passada a Hyundai apresentou dois novos SUVs globais: a renovação do ix25, base para o Creta, e o Venue, modelo de porte inferior, na casa dos quatro metros de comprimento. Por se tratarem de crossovers compactos, segmento em ebulição no Brasil, obviamente que já começaram as especulações sobre se eles serão vendidos por aqui.

 

O Creta nacional, vale lembrar, ainda é recente. Começou a ser produzido na fábrica de Piracicaba (SP) no fim de 2016, e logo caiu no gosto do público – foi o SUV compacto mais vendido do país em 2018. Inspirado no modelo indiano, o Creta brasileiro chegou com mudanças em relação ao carro original, e mais ainda em relação ao ix25. Agora que o novo ix25 foi mostrado, nada mais normal que esperar que o Creta siga os passos dele no design. Pode ser, mas não é o que vai acontecer, segundo apurou a reportagem do Motor1.com.

 

“O Brasil gosta de modelos pensados para o gosto local”, afirmou um executivo da Hyundai, dizendo que o sucesso da linha HB20 e depois do Creta nacional indicam isso. A ideia, segundo ele, é aproveitar os projetos globais e adaptá-los para nosso mercado, incluindo design, acerto mecânico e lista de equipamentos. Ou seja, o design estranho do novo ix25 chinês não será adotado no Brasil.

 

Mostrado no Salão de Xangai na semana passada, o ix25 chamou a atenção por adotar um estilo polêmico, com o conjunto óptico dividido em dois setores (sendo uma fina faixa de LEDs na parte superior) e a nova grade da Hyundai, com um hexágono de cantos vivos. Atrás, as lanternas acompanham um vinco logo abaixo do vidro, também com resultado de gosto discutível.

 

Para ver o que será do nosso Creta, melhor esperar a renovação do modelo para os outros países asiáticos (apenas a China terá o ix25), prevista para 2020. E haverá ainda uma inédita variante de 7 lugares em 2021.

 

Já quanto ao Venue, as chances de tê-lo no Brasil são remotas, ao menos por enquanto. Isso porque a Hyundai acabou de implementar o terceiro turno na fábrica de Piracicaba para aumentar a produção em 30 mil unidades/ano – o que servirá apenas para atender à demanda pelo Creta e, em breve, da linha HB20 renovada, que tem previsão de lançamento para setembro. Sem capacidade para fazer o Venue aqui, importá-lo faria seu preço ficar alto demais e superar o do próprio Creta. Portanto, o que podemos esperar por aqui é um HB20X mais caprichado, como antecipado pelo conceito Saga no último Salão do Automóvel. (Motor 1/Daniel Messeder)