Metso lança caçamba híbrida para caminhão fora-de-estrada

Frota & Cia

 

A Metso está lançando uma caçamba híbrida para caminhões fora-de-estrada. O equipamento é uma das novidades da empresa na Bauma 2019. Intitulada Metso Truck Body, a caçamba possui alta resistência estrutural, permitindo que as minas e pedreiras transportem mais carga com menos esforços.

 

A Metso Truck Body é uma caçamba leve, revestida de borracha e projetada para caminhões fora-de-estrada. A borracha elástica absorve a energia de cada impacto, impedindo que ela atinja a estrutura. Dessa forma, é possível ter uma estrutura de aço de alta resistência estrutural, mais leve que o usual. Em função de sua estrutura, a caçamba pode absorver o máximo de choque com o menor peso possível.

 

De acordo com o vice-presidente da Metso, Lars Skoog, o transporte é um dos componentes mais caros de uma operação tradicional de mineração ou de agregados. “Além de combustível e mão de obra, há muita manutenção envolvida. Para garantir a eficiência de custos, um caminhão fora-de -estrada deve transportar o máximo possível de carga em cada viagem. Na Metso, nós nos propusemos a enfrentar esse desafio e projetamos uma caçamba que requer manutenção mínima e maximiza a carga útil”, afirma Lars.

 

Revestimento pode aumentar vida útil do caminhão

 

O revestimento de borracha usado na estrutura da nova caçamba vem sendo fornecido pela Metso há várias décadas para uso como proteção de caçambas. Além disso, o produto reduz a necessidade de manutenção do caminhão.

 

Os benefícios incluem até seis vezes mais vida útil em comparação com o revestimento de aço tradicional. Com o lançamento do Metso Truck Body, o conceito é a proteção contra desgaste e os benefícios do ambiente de trabalho da borracha com as capacidades de maximização de carga útil de uma caçamba leve.

 

O equipamento pesa de 20 a 30% a menos do que o componente tradicional de caminhão revestido de aço. Dessa forma, dependendo da aplicação, isso se traduz em um aumento de carga de várias toneladas.

 

A nova caçamba está disponível para todos os principais modelos de caminhões fora-de-estrada usados em mineração e pedreiras. De acordo com a Metso, diversas opções de revestimento garantem o ajuste específico da aplicação. Como também em operações que enfrentam problemas como o carry-back. (Frota & Cia/André Silva)