Frota & Cia
A Mercedes-Benz negociou 874 micro-ônibus escolares para o Caminho da Escola, até abril deste ano. O programa do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação. Esse volume está dentro das 1.600 unidades que a empresa fornecerá, por meio de licitação, com o modelo LO 916 R. Todas os ônibus, com carroçaria Caio, atendem às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 assentos, mais o banco do motorista.
Este chassi de micro-ônibus escolar da Mercedes-Benz é atração da marca na Exposição Paralela de Produtos, Serviços e Tecnologias. Atividade da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento reúne prefeitos, vereadores, secretários e profissionais da gestão pública municipal de todas as regiões do País. São mais de 6.400 inscritos, com a presença de aproximadamente 3.000 prefeitos.
“Com o LO 916 R, oferecemos uma solução eficiente para o transporte de alunos nas zonas rurais, com um veículo adequado às exigências do programa Caminho da Escola”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Asseguramos assim às prefeituras o alto padrão de qualidade, conforto e segurança dos chassis de ônibus da marca, além do atendimento da rede de concessionários em todos os estados”.
O micro-ônibus Mercedes-Benz ORE 2 possui características específicas para aplicação rural. Como balanços dianteiro e traseiro curtos; suspensões dianteira e traseira adequadas; bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto); para choques elevados e itens de acessibilidade; como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel).
O motor da família BR 900, por exemplo, é o mesmo já utilizado com amplo êxito em ônibus, caminhões e até veículos 4×4 para uso militar. Ou seja, ele assegura ampla disponibilidade, com manutenção simples e fácil reposição de peças. Dessa forma, atende às demandas de oficina das prefeituras e as de qualidade e confiabilidade do transporte escolar para os prefeitos e os secretários de educação.
Segundo Walter Barbosa, a Empresa é uma tradicional fornecedora de ônibus escolares. Simultaneamente, atendendo aos programas federais, e ações similares de governos estaduais e municipais. “Com a negociação das 874 unidades, somente para o Caminho da Escola, a Mercedes-Benz terá participação com 4.870 ônibus em circulação, desde que a marca entrou no programa em 2013”, afirma o executivo.
Primeiramente, desenvolvido para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, o LO 916 foi adaptado. Assim, a versão R foi desenvolvida especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE.
Assim, os balanços dianteiro e traseiro curtos facilitam a circulação em solos acidentados. Além disso, o LO 916 R oferece excelente manobrabilidade. Característica frequentemente importante em estradas locais com reduzido espaço de movimentação.
O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas. A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar mais à condução do ônibus.
Os pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5) são específicos para uso misto em terra e asfalto. Além disso, o modelo para aplicações rurais se destaca por itens essenciais para transporte coletivo. Bem como, filtro de ar com elemento de segurança, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.
A parceria com a Caio resultou numa carroçaria que assegura conforto, segurança e acessibilidade aos alunos. Dois assentos reservados a portadores de necessidades especiais contam com cintos de segurança de 4 pontos. Todos os bancos dispõem de porta-pacotes vazado, desenvolvido para acomodação de mochilas.
O modelo vem equipado com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) que assegura um acesso prático e seguro aos alunos. Ainda mais para aqueles quem têm dificuldade de locomoção. Dessa forma, oferecendo transporte acessível e seguro para todos.
A configuração de assentos do LO 916 R permite que sejam transportadas 44 crianças ou 30 adultos sentados confortavelmente. (Frota & Cia/André Silva)