Mercedes-Benz leva mais tecnologia ao canteiro de obras

Estradão

 

A Mercedes-Benz apresentou na Bauma 2019, uma das importantes feiras de negócio do setor de construção, até 14 de abril, em Munique, Alemanha, o novo Arocs, com sofisticados recursos, até então presentes nos modelos rodoviários, para enfrentar a aspereza das severas operações dos canteiros de obras. O modelo, em fase final de testes, em breve chega à linha de produção em série.

 

Como a mais recente geração do Actros, revelado no ano passado no Salão de Hanover, o Arocs perdeu os espelhos retrovisores. No lugar o caminhão ganhou um conjunto de câmeras e monitores nas colunas internas.

 

O sistema, chamado de MirrorCam, não só proporciona melhor dirigibilidade nos habituais ambientes apertados e tumultuados das construções, como também aumenta a visibilidade e, por consequência, a segurança.

 

As câmeras, montadas no alto do teto, elimina pontos cegos e se ajustam automaticamente a cada a partida do motor para que o motorista tenha no monitor a imagem ideal, além de acompanhar o movimento do caminhão nas curvas que amplia a visão em relação ao fim do reboque.

 

Associado ao MirrorCam, o chamado Sideguard Assist alerta o motorista com sinais visuais e sonoros pelos monitores o risco de acidentes do lado direto do caminhão. Os sensores do recurso levam em consideração o comprimento do veículo e a trajetória da curva do semirreboque, identificando eventuais obstáculos ou mesmo pedestres e ciclistas.

 

O transportador ainda poderá se beneficiar do Predictive Powertrain Control no novo Arocs. Baseado no GPS, a tecnologia utiliza mapas digitais com dados de topografia, curvas das estradas, cruzamentos, rotatória, além de identificar sinais de trânsito. Com tudo processado e alertado, permite ao motorista conduzir o caminhão com a marcha sempre correta e na velocidade adequada. Trata-se de um recurso não só de segurança, mas que também contribuiu com a redução no consumo de combustível.

 

Outra novidade para o modelo será o Active Brake Assist 5, com poder de desacelerar o veículo caso identifique risco de colisão dianteira. A tecnologia agora combina radares e câmeras, tornando mais ágil a ação do sistema quando necessária. (Estradão)