VW e Ford assinam acordo para desenvolvimento conjunto de Amarok e Ranger

UOL Carros/Reuters

 

A Volkswagen assinou acordo para desenvolver uma caminhonete com a rival americana Ford e continua as discussões sobre a extensão de sua aliança para incluir serviços autônomos de direção e mobilidade, afirmou a montadora alemã ontem quinta-feira (28).

 

Em junho do ano passado, VW e Ford já haviam afirmado que estavam em negociações para desenvolver de forma conjunta uma série de veículos comerciais e, mais tarde, estenderam as discussões para fazer o mesmo em relação a carros elétricos e autônomos, como parte de uma aliança projetada para economizar bilhões de dólares em custos.

 

“Estamos em conversas construtivas sobre a participação na Argo, a divisão da Ford para condução autônoma. Uma empresa conjunta para oferecer mobilidade como serviço também é uma possibilidade “, disse o executivo-chefe de veículos comerciais da Volkswagen, Thomas Sedran, nesta quinta. As negociações serão concluídas nos próximos meses, disse Sedran.

 

A porta-voz da Ford, Jennifer Flake, disse que as discussões com a Volkswagen foram produtivas, mas se recusou a revelar mais detalhes. A Ford comprou a Argo AI, uma start-up autônoma baseada em Pittsburgh, em 2017. Porém, com os crescentes custos de desenvolvimento de carros autônomos nos últimos anos, a fabricante americana e outras montadoras têm buscado alianças e investidores externos.

 

Contrato assinado

 

A Volks informou que assinou contrato com a Ford para desenvolver a sucessora da sua picape Amarok sobre a base da Ranger, produzida pela Ford, o que deverá ajudar a empresa europeia a reduzir os custos de desenvolvimento. (UOL Carros/Reuters)