Dona da Volvo quer 50% da smart para salvá-la da Mercedes-Benz

iCarros

 

Não é de hoje que a Geely flerta com a Mercedes-Benz. Apesar das inúmeras recusas da Daimler em criar parcerias no passado, a fabricante chinesa, dona da Volvo, recentemente adquiriu ações da alemã e iniciou seu processo de aproximação. O próximo passo nessa saga deve envolver a smart.

 

Conforme já noticiado aqui no iCarros, a smart não está em um bom momento. Com vendas em queda, prejuízos financeiros para todos os lados e pouca perspectiva de expansão de mercado, a Mercedes-Benz decidirá até o final do ano se tira a smart de linha ou não. No entanto, uma luz no fim do túnel parece ter sido acesa pela Geely.

 

A fabricante chinesa, de acordo com o Financial Times, tem interesse em adquirir 50% da smart para ajuda-la a voltar a lucrar e se expandir globalmente. A estratégia englobaria o uso de tecnologia da Geely voltada a modelos de menor custo que a Mercedes, tal qual a smart fez agora ao se associar à Renault para produzir o trio ForTwo, ForFour e Twingo.

 

Sendo a China o maior mercado consumidor de carros elétricos, o interesse da smart fica ainda maior. Lentamente, ela vem se transformando em uma fabricante de carros totalmente elétricos. E é justamente daí o maior interesse da Geely. (iCarros/João Brigato)