Volvo aposta em tecnologia para diminuir acidentes

Frota & Cia

 

A Volvo anunciou um novo sistema de câmeras que pretende agir a tempo de evitar acidentes ao detectar, no condutor, sinais de cansaço, distração e também sintomas de intoxicação, por embriaguez ou drogas. O alerta também poderá ocorrer se o condutor não responder a sinais de alerta ou estiver em risco de cometer um acidente capaz de produzir ferimentos graves ou fatais.

 

O sistema ao detectar que o motorista está intoxicado ou distraído, os sensores e câmeras espalhados pela cabine comandarão uma intervenção no veículo. Primeiro, a velocidade será limitada. Depois, o serviço Volvo On Call será acionado remotamente. Por fim, a velocidade do carro será reduzida até que ele pare com segurança.

 

Segundo a empresa, o sistema vai constatar se o motorista está com os olhos fechados durante um tempo maior que o natural, assim como estar guiando fora da faixa por muito tempo. Saídas irregulares da pista e reações lentas demais, também serão passíveis de intervenção.

 

A empresa também anunciou que a partir de 2021 os novos modelos da Volvo só poderão chegar a 180 km/h. A medida tem como objetivo eliminar os acidentes fatais. (Frota & Cia/Ingrid Alves)