Volvo inicia testes com ônibus autônomos em Singapura

Frota & Cia

 

Os veículos de 12 metros são totalmente autônomos e também 100% elétricos. Os testes serão conduzidos em parceria entre a Volvo Buses, a Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU) e a Land Transport Authority (LTA).

 

A capacidade de cada ônibus é de 85 passageiros e são equipados com sensores e controles de navegação gerenciados por um sofisticado sistema de inteligência artificial (IA).

 

Testes rigorosos

 

Os ônibus autônomos Volvo passaram por rigorosas avaliações preliminares no Centro de Excelência para Testes e Pesquisa de Veículos Autônomos da NTU. As próximas etapas são testar os veículos nas ruas internas do campus e depois estender a rota além da universidade. Esta é a primeira aplicação autônoma da Volvo em transporte público fora de sua sede na Suécia.

 

Os ônibus têm uma operação silenciosa, com zero emissões, e são econômicos em comparação com as unidades de combustível tradicional. Os veículos requerem 80% menos energia do que um ônibus diesel de tamanho equivalente.

 

Segurança em primeiro lugar

 

Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses, declara: “O ônibus elétrico com tecnologia autônoma representa um passo importante para nossa visão de cidades mais limpas, seguras e inteligentes. A jornada rumo à plena autonomia é, sem dúvida, complexa. Nossa parceria com a NTU e a LTA é fundamental para concretizar essa visão, assim como nosso compromisso de manter a segurança em primeiro lugar”.

 

Tecnologia avançada

 

O veículo tem sensores de detecção e alcance de luz (LIDARS), câmeras 360 graus e um sistema avançado de navegação global por satélite que utiliza cinemática em tempo real. Ele funciona como qualquer sistema de posicionamento global (GPS), mas usa várias fontes de dados para fornecer uma precisão de localização de até um centímetro.

 

O sistema é conectado ainda a uma “unidade de gerenciamento inercial”, medindo as taxas de deslocamento lateral e angular do ônibus. Isso melhorará a navegação do veículo ao passar por terrenos irregulares, garantindo um percurso suave e preciso. (Frota & Cia/André Silva)