Motor 1
Volkswagen são populares na China. A fabricante vendeu 3,1 milhões de carros no país no ano passado, o que fez do mercado chinês o mais importante para a VW no mundo. Para expandir os negócios por lá, a Volks anuncia o lançamento da submarca Jetta. Para quem não sabe, o antigo Jetta de segunda geração se tornou a cara da marca para os chineses. Agora, a VW vai aproveitar essa identidade num novo nível.
“Na China, o Jetta tem um extremo valor como produto para a Volkswagen”, disse Jürgen Stackmann, membro do board da VW responsável por vendas. “Ele significou a mobilidade para as massas, assim como o Beetle (Fusca) fez na Europa. O Jetta colocou a China sobre quatro rodas. Até hoje é um dos modelos mais populares da marca, um verdadeiro ícone. Por isso que vamos transformar um modelo em uma marca pela primeira vez na história da VW e criar uma linha separada de produtos”.
Enquanto a maioria das montadoras é relativamente nova na China, o Grupo VW atua no país desde 1985. A segunda geração do Jetta começou a ser produzida localmente em 1991 por meio da parceria FAW-Volkswagen e assim se manteve até 2010, com direito a vários facelifts.
Agora como marca, a Jetta vai fabricar um sedã e dois SUVs produzidos pela FAW-Volkswagen e vendidos por meio de uma nova rede de concessionários em aproximadamente 200 localidades. Além das lojas tradicionais, o plano da nova empresa inclui showrooms digitais e pontos em shoppings. A estreia será no último trimestre deste ano. (Motor 1/Christopher Smith)