Vendas na China caem novamente e preocupam restante do mundo

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Não é segredo para ninguém que a China é o principal país para praticamente todas as fabricantes internacionais: quer seja para carros de luxo, elétricos ou até mesmo populares. No entanto, a retração desse mercado está preocupando as marcas de automóveis em todo o mundo. Pelo sétimo mês seguido, as vendas de carros caíram na China.

 

Segundo levantamento da Reuters, o mercado chinês está com expectativa de queda de 15,8% para o ano de 2019. Em janeiro foram vendidos apenas 2,37 milhões de carros por lá, um número abaixo do esperado para um país tão consumista. As vendas vêm caindo mês a mês resultando no sétimo período seguido de queda. É a primeira vez que isso acontece em 28 anos.

 

Para reverter isso, o governo está oferecendo subsídios para elevar as vendas dos carros, especialmente em áreas rurais. Além disso, os elétricos também receberão incentivos, apesar de terem crescido 140% nas vendas quando comparado a janeiro de 2018.

 

E o que isso afeta outros países?

 

Com a China como principal mercado de diversas montadoras, muitos projetos de modelos globais são pensados para aquele mercado e desenvolvidos com dinheiro local antes de ganhar o mundo. Exemplo disso são os novos Onix, Prisma e Tracker da Chevrolet, que já foram revelados em patentes por lá antes de estrear no Brasil.

 

A lucratividade chinesa ajuda a manter muitas fabricantes nos eixos, maior exemplo é a Buick, da GM, que só sobrevive até hoje graças à China. Com a queda das vendas por lá, muitas fabricantes correm sérios riscos financeiros. (iCarros)