Novos produtos e mercado em alta animam a Scania

Frota & Cia

 

Depois de contabilizar vendas de mais de 3.000 unidades da Nova Geração de caminhões da marca, em apenas quatros meses, a Scania reafirmou sua confiança na recuperação da economia brasileira, e no mercado de veículos comerciais em particular. Durante coletiva de imprensa para balanço do biênio 2018/2019, realizada ontem (20) na sede da empresa em São Bernardo do Campo (SP), o diretor comercial da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, estimou que o mercado de caminhões acima de 16 toneladas deverá crescer entre 10% a 20%, na comparação com 2018.

 

“Estamos confiantes e animados com os desafios para 2019, com a chegada da Nova Geração de Caminhões. E, também, a projeção positiva de uma nova safra recorde, que já está contribuindo para o aquecimento da compra de caminhões, especialmente de pesados”, afirmou o executivo. No ano passado, segundo o Renavam, os licenciamentos da marca no segmento totalizaram 8.031 caminhões, ante 4.898 unidades do período anterior, alta de 61%.

 

O fato, porém, não impediu alguns revezes no período. A forte atuação da Mercedes-Benz nesse mercado reduziu em três pontos percentuais a participação da Scania no segmento. E o excelente desempenho do Volvo FH 540 6x4T tirou do modelo R 440 A6X2 o título de “caminhão pesado do ano”, conquistado no ano passado. Já no segmento de caminhões semipesados, a Scania também acusou resultado negativo, com 611 unidades emplacadas, 13% a menos que as 851 contabilizadas em 2017 e abaixo da média da indústria que avançou 30,5%. “Demos prioridade à linha de pesados, para atender a forte demanda”, justifica Munhoz.

 

Mercado de ônibus

 

No mercado de ônibus, os números foram bem mais animadores. No segmento acima de 8 toneladas de PBT as vendas da marca somaram 760 unidades, 45,6% a mais que os 522 chassis emplacados em 2017. Um percentual bem superior à média geral do mercado que cresceu 28,7%. Para o ano em curso, a Scania projeta que o mercado de chassis terá uma alta de 15%, com destaque para a linha rodoviária, que deve evoluir em 20%.

 

“Esperamos manter nossos resultados, conforme o planejado, e convictos de que o ano trará grandes negociações. Os melhores indicadores macroeconômicos e o ambiente muito mais otimista por parte do empresariado nos anima a registrar outro volume expressivo”, afirma Alan Frizeiro, gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

 

Programas de manutenção

 

A empresa comemorou, ainda, o bom desempenho da área de serviços que acusou aumento no faturamento em 2018, sem precisar valores. As vendas de programas de manutenção evoluíram 56% em relação a 2017, totalizando 8.300 veículos em carteira. Já os Serviços Conectados registraram 15.300 veículos ativos com um crescimento de 125% sobre os 6.800 de 2017. Desse total, 92% foram caminhões (14.004 unidades) e 8% ônibus (1.296 unidades).

 

Para 2019, a expectativa é de um aumento de 28% na venda de programas de manutenção, estima Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “O ano passado comprovou o crescimento e a maturidade do portfólio Scania, que vem sendo renovado e inovado desde 2013. Trata-se de um trabalho incansável e estruturado com a rede de concessionários para gerar mais disponibilidade e rentabilidade ao cliente”, ressalta o executivo. (Frota & Cia/Ingrid Alves)