Portal ARTESP
O governador João Doria lançou na última sexta (15) a primeira concessão rodoviária de sua gestão. A iniciativa prevê investimentos para um período de 30 anos e inclui obras de ampliação e modernização da infraestrutura de rodovias.
A nova licitação prevê a redução de até 20% no valor do pedágio das praças que são atualmente operadas pelas Centrovias. Junto com desconto adicional de 5% para quem usa o sistema eletrônico de tag, com liberação automática pelas cancelas. A concessão também prevê a tarifa por fidelidade permitindo descontos para usuários frequentes e possibilidade de implantação do sistema Ponto a Ponto, pelo qual os usuários pagam por trecho percorrido.
Entre as intervenções previstas estão duplicações, faixas adicionais, vias marginais e contornos urbanos, obras para melhorar a fluidez, o escoamento da produção regional e a segurança viária. Também serão implantados acostamentos, novos acessos e retornos, recuperação de pavimento, passarelas e ciclovias.
A previsão é de que a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) abra nos próximos dias as minutas prévias do edital para consulta públicas. Nessa etapa, que dura 30 dias, os interessados na concorrência, representantes da sociedade civil e a população podem enviar contribuições para o projeto. (Portal ARTESP/Ingid Alves)