Canal Tech/The Verge
Em novembro do ano passado, a General Motors anunciou um investimento ambicioso no setor de bicicletas elétricas e um concurso que pagaria US$ 10 mil para quem escolhesse o melhor nome para sua nova linha de magrelas.
A proposta da montadora criou corpo e nesta quinta-feira (14) foi divulgada a pré-venda do produto, batizado de Ariv – a pronúncia é a mesma de “arrive” em inglês. Por enquanto, as bikes serão vendidas apenas na Alemanha, Bélgica e Holanda.
A GM criou dois modelos de bicicletas elétricas: Meld, que é compacta, e Merge, dobrável. Apesar da pré-venda, a montadora ainda não divulgou muitos detalhes dos produtos. Mas foi confirmado que os motores das duas bicicletas têm capacidade para alcançar a velocidade de 25 km/h.
A bateria da bicicleta elétrica demora 3h50 para completar uma carga e é capaz de aguentar 64 quilômetros de pedaladas. Quanto a valores, o modelo compacto custará US$ 3.200. Já a Merge sairá por cerca de US$ 3.800. A expectativa da fabricante é começar a enviar os pedidos aos clientes no segundo trimestre.
As duas bicicletas se conectam à um aplicativo que fornece informações como velocidade, distância, bateria restante e distância viajada. Segundo a General Motors, novos recursos estão sendo estudados, como um modo que usará “algoritmos para ajudar motoristas a chegarem em seus destinos sem suar”.
Foco nas bikes
A proposta de bicicletas elétricas é vista como uma tentativa da General Motors de se proteger contra um futuro incerto com carros. Como a venda de veículos continua a cair, a fabricante busca novas formas de atrair um público mais jovem.
As montadoras em geral estão tentando aumentar sua participação na produção de motocicletas, bicicletas e baterias. A BMW está criando motos elétricas e motocicletas. A Audi trabalha com bicicletas elétricas de montanha. A Ford recentemente adquiriu a Spin, uma startup de e-scooters. Até mesmo a Harley-Davidson revelou trabalhar em um conceito elétrico de duas rodas após sentir uma queda nas vendas de suas motos. (Canal Tech/The Verge)