Folha de Pernambuco
Considerada a planta mais moderna da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), a Fábrica da Jeep de Goiana vai se tornar ainda mais relevante para o grupo italiano. É que o empreendimento vai se transformar no primeiro SUV Center da montadora. Isto é, vai se consolidar como um centro especializado em SUVs.
E, com isso, vai participar ativamente do desenvolvimento dos novos utilitários esportivos do grupo. O próximo veículo da fábrica, por sinal, já está em desenvolvimento e será lançado em 2021. Mas, antes disso, o empreendimento vai atrair mais uma fábrica de fornecedores para Pernambuco.
“O SUV Center será em Goiana. É onde todas as competências de um SUV serão multiplicadas”, anunciou o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, que apresentou os planos da marca para o Brasil nesta quinta-feira (14), durante visita à Fábrica da Fiat de Betim, em Minas Gerais. “Nossa região está bem. O plano de investir R$ 14 bilhões na América Latina até 2023 continua. E a maior parte disso vai para o Brasil. O Polo Goiana e o Polo Betim (MG) vão dividir esse investimento”, explicou Filosa, que pretende dar início aos investimentos do SUV Center ainda em 2019. “Acho que na segunda metade do ano começamos a fazer os ambientes, trazer pessoas, fornecedores e organizar as coisas”, contou.
Com o SUV Center, a fábrica pernambucana vai reunir todos os conceitos e habilidades dos SUVs da FCA, desde a pesquisa, o desenvolvimento, o design e análise de mercado dos utilitários. Por isso, vai participar ativamente da criação dos novos modelos do grupo. Segundo a FCA, um SUV Center costuma convidar até seus fornecedores para o processo de desenvolvimento de novos carros. Por isso, é provável que a novidade atraia ainda mais fábricas de fornecedores de materiais automotivos para o entorno de Goiana – o que deve gerar novos investimentos e empregos em Pernambuco. Comenta-se até que a FCA já conversa sobre o Polo Automotivo de Goiana com mais de 30 fornecedores mundiais. E Filosa confirmou, nesta quinta-feira (14), que o primeiro desses fornecedores já decidiu se instalar em Pernambuco.
“Queremos trazer vários novos fornecedores para Goiana e já fechamos um acordo comercial”, revelou o presidente da FCA na América Latina. Essa nova fábrica será o 18ª fornecedor da Jeep em Pernambuco e deve começar a operar já em 2020. É que a FCA fechou negócio com essa empresa em novembro do ano passado e quer que a fábrica lhe entregue os primeiros produtos 18 meses depois da assinatura do contrato, isto é, em maio de 2020.
Por isso, a companhia já está definindo o terreno em que vai se instalar para começar as obras em Pernambuco. E esse terreno pode não estar em Goiana, mas em outra cidade da região, segundo Filosa. Ele não revelou, contudo, o nome da companhia. Só adiantou que se trata de uma corporação global de materiais. “Será um investimento importante”, garantiu, admitindo, que o número de vagas de trabalho que serão geradas por esse empreendimento vai depender do nível de automação da planta. “O emprego pode até ser reduzido, mas isso vai desencadear outros investimentos na região”, pontuou.
Montadora vai lançar modelo em 2021
A expectativa da FCA é que novos investimentos realmente sejam atraídos para a região. Afinal, a montadora tem a intenção de construir o segundo parque de fornecedores da Jeep, ampliar a capacidade de produção pernambucana e investir pesado no lançamento de SUVs no Brasil, visto que este é o modelo de carro que mais vende no Brasil.
A montadora já confirmou até o lançamento de um SUV da Fiat em 2021. Um SUV inspirado nas linhas do carro conceito Fastback, que foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo 2018. E há possibilidades de este modelo ser produzido em Goiana. Afinal, o Fastback foi construído na mesma plataforma do Jeep Compass e Fiat Toro. Antonio Filosa, porém, não confirmou a informação. O executivo só soltou que a fábrica pernambucana, que hoje produz o Jeep Compass, o Jeep Renegade e a Fiat Toro, vai passar a entregar um novo modelo no mesmo ano do lançamento desse utilitário.
“O quarto modelo de Goiana vem em 2021. Vi o design dele ontem”, disse Filosa, contando que o veículo está sendo desenvolvido entre o Brasil e os Estados Unidos e já deve começar a ser produzido no próximo ano. “É provável que a aprovação seja na segunda metade deste ano. Logo depois, começamos a operar máquina, equipamento, recrutamento, formação”, calculou, acrescentando que antes disso outras novidades serão apresentadas na fábrica pernambucana. “Neste ano, já teremos atualizações de alguns modelos. Entre maio e julho, devemos renovar os modelos de Goiana (no caso, a Fiat Toro e o Jeep Compass, já que o Jeep Renegade já foi reestilizado no fim do ano passado)”, explicou.
E para ter condições de tocar todos esses planos, a Jeep promete ampliar as parcerias educacionais em Pernambuco. Segundo Filosa, a montadora deve conversar com universidades locais para desenvolver formações voltadas ao setor automotivo a partir deste ano. “Queremos formar profissionais de produção, engenharia e design”, disse Filosa, que também promete apoiar cada vez mais a cultura pernambucana, tanto que vai passar a patrocinar o Galo da Madrugada neste ano.
Já o Polo da Fiat de Betim deve apresentar um novo modelo em 2020, mas o executivo não revelou detalhes do carro. O que Filosa adiantou para Minas Gerais é que o estado pode receber uma fábrica de motores complementares à que já existe em Betim. O empreendimento está sendo estudado pela FCA e pode ir para Minas ou para a Ásia. Segundo a FCA, não se cogitou construir a fábrica em Pernambuco porque já existe uma fábrica de motores em Betim. (Folha de Pernambuco/Marina Barbosa)