Diário do Transporte
A Volvo acredita que em 2019 o mercado de ônibus no Brasil deve crescer em torno de 20% tendo como o ano de 2018, que já fechou com números positivos, sendo, entretanto parte da recuperação de uma queda acumulada entre 2014 e 2017.
A projeção foi informada à imprensa especializada em transportes na manhã desta quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019, em São Paulo, com a participação do Diário do Transporte.
De acordo com o presidente da Volvo Buses Latin America, Fabiano Todeschini, as estimativas de crescimento são tanto para o segmento de urbanos como de rodoviários.
“Acreditamos num cenário mais estável em relação aos contratos de licitação e às tarifas. Com esta maior estabilidade, as empresas têm mais condições de renovar a frota. Também acreditamos nos modelos de PPPs – Parcerias Público Privadas nas áreas de transportes”, disse o executivo.
O presidente citou a licitação dos ônibus de São Paulo, que está na fase de análise dos documentos das 33 propostas para os 32 lotes operacionais. A aposta da marca para a cidade de São Paulo é o modelo padrão com piso baixo B250R.
“O B250R vai ser nosso carro de batalha para São Paulo. O modelo consegue reduzir o consumo entre 4% e 5% em relação ao modelo anterior B7R (B 290R)”, disse ao lembrar que no ano passado foram vendidas 110 unidades do modelo para a Viação Santa Brígida que, a exemplo de todas as outras empresas da capital paulista, vai continuar no sistema
De acordo com a Volvo, com base nos dados da Anfavea, enquanto o mercado geral de ônibus no Brasil cresceu 28,3%, o segmento de modelos pesados da marca teve alta de 114% nas vendas em 2018 na comparação com 2017.
A montadora diz que emplacou 300 ônibus pesados no mercado nacional. Mas em relação à América Latina, os licenciamentos em 2018 na comparação com 2017 ficaram praticamente estáveis, com 908 ônibus.
Rodoviários
A Volvo destacou o mercado de ônibus rodoviários para médias e longas distâncias, em especial com as configurações 6×2 (três eixos) e 8×2 (quatro eixos), com motores de 420 cavalos e 450 cavalos.
De acordo com a fabricante, em 2018 foram encaminhados 183 ônibus rodoviários pesados, o que significa alta de 85% em relação aos resultados de 2017.
Exportações para a Região Andina, América Central, e Caribe também foram destacadas pela Volvo no evento na manhã desta quarta-feira.
Um dos exemplos citados pela marca foi o lote de 73 chassis rodoviários para a República Dominicana e 700 ônibus vendidos para Bogotá, que foi o maior negócio da década de veículos para BRT, segundo a Volvo.
Urbanos
Também foram os modelos pesados que alavancaram o crescimento da Volvo no segmento de urbanos.
A marca diz que emplacou em 2018, 117 modelos de urbanos pesados, alta de 185% sobre 2017.
Investimento
A Volvo informou ainda que já iniciou um investimento em caminhões de mais de R$ 250 milhões, que deve seguir até 2020. O grupo também contratou 300 funcionários e expandiu o segundo turno para produção.
O grupo informou que os R$ 250 milhões que serão investidos até o final de 2020 são um montante adicional ao total de R$ 1 bilhão que vem sendo investido desde 2019. (Diário do Transporte/Jessica Marques)