Aplicativo para ver horário dos ônibus ganha novas funções em São Bernardo do Campo

Diário do Transporte

 

O aplicativo Partiu SBC, disponibilizado pela Prefeitura para ver os horários de chegada dos ônibus de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, ganhou novas funções em dezembro. As novidades foram implementadas por meio da concessionária SBC Trans.

 

Entre os novos recursos, está alerta de embarque e desembarque, mapa de localização e serviço de respostas por voz, para deficientes auditivos. As novidades foram divulgadas na última semana.

 

O aplicativo está com um novo layout e agora avisa o passageiro, por meio de uma notificação, sobre a chegada do ônibus em até quatro minutos antes de sua parada no ponto.

 

Outro novo recurso é o alerta de desembarque, no qual o usuário é avisado quando chegar próximo do local de destino selecionado previamente no aplicativo.

 

Segundo a Prefeitura, também foi criado o mapa de localização, “que identifica onde o passageiro está e aponta os locais mais próximos para embarque na linha desejada e o trajeto completo de sua viagem”.

 

Após atualizações, o aplicativo agora permite a leitura da tela por meio do Talkback, um serviço do sistema operacional do próprio smartphone que apresenta respostas por voz ao usuário. Além do novo recurso, o aplicativo já vem com uma opção de alerta para notificar o motorista, no painel, quando uma pessoa com deficiência vai embarcar.

 

Outros recursos

 

Antes da atualização, o Partiu SBC já possuía a função principal de acompanhamento em tempo real da localização dos ônibus e a previsão de passagem de cada linha nos pontos, com informações atualizadas a cada 15 segundos.

 

A previsão é feita por meio do mapeamento da localização dos ônibus. A administração municipal informa que toda a frota é equipada com GPS.

 

A ferramenta está disponível para download nos sistemas iOS e Android. De acordo com dados da Prefeitura, atualmente, são 64 mil usuários ativos. (Diário do Transporte/Jessica Marques)